Alunos da Engenharia Civil conhecem Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE/SC  

ENSINO Data de Publicação: 18 abr 2023 10:32 Data de Atualização: 18 abr 2023 11:18

Na sexta-feira (14), estudantes do curso de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis  foram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Obras Rodoviárias do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), que realiza a fiscalização de obras pelo estado e pelos municípios, como forma de zelar pela boa aplicação do dinheiro que o cidadão entrega ao Governo na forma de impostos. Os auditores fiscais de controle externo e engenheiros civis Rodrigo Luz Glória e Cléber Faccin receberam os acadêmicos . 

Rodrigo contou aos alunos que o laboratório foi criado em setembro de 2019. Até março de 2023, a estrutura foi utilizada em nove auditorias, totalizando 192 extrações e 1.283 ensaios. O valor fiscalizado chegou a R$ 131,4 milhões.  

O TCE/SC conta com um furgão com equipamentos para coleta de amostras de camadas de asfalto e de solos. No revestimento asfáltico, é onde geralmente se encontram os serviços mais caros de uma obra de pavimentação. Ao analisar as amostras de asfalto no laboratório, os auditores conseguem verificar: espessura do revestimento; teor de ligante asfáltico; granulometria do traço; grau de compactação (densidade aparente); e ensaios de compressão (estabilidade), fluência e tração na compressão diametral.  

As pessoas que não são da área de engenharia podem ter dificuldade de entender de que forma essas análises podem impactar na vida da população. Glória explicou que elas deixam as fiscalizações mais precisas e traduziu o impacto do projeto e do controle tecnológico nas obras viárias: redução dos custos; atendimento aos interesses da população; redução do consumo de combustível e poluição; maior conforto e segurança aos usuários. Ou seja, uma estrada projetada para durar 10 anos, se for mal executada, pode durar apenas dois, por exemplo.  

Faccin mostrou aos estudantes do Câmpus os equipamentos existentes no laboratório, inclusive o furgão, e conduziu alguns ensaios, que foram realizados de maneira didática. A apresentação foi acompanhada pelo laboratorista Luan Ricardo Barbosa Santos, que é ex-aluno de dois cursos do IFSC: técnico de Tecnologia em Saneamento e tecnólogo em Eletrônica Industrial.  

O professor da disciplina Pavimentações de Estradas da 8ª fase do curso de Engenharia Civil do IFSC, Fábio Krueger da Silva, acompanhou os alunos na visita ao TCE/SC. Ele ficou surpreso com a estrutura do Laboratório e reconhece a importância do trabalho. “É uma maneira de confirmar se o nosso dinheiro está sendo aplicado de maneira correta”, disse.  

Estágio  

O professor Fábio da Silva tomou conhecimento da existência do Laboratório por meio de alunas do IFSC que fizeram estágio no Tribunal de Contas. Quem quiser saber mais sobre o programa de estágio do TCE/SC pode acessar o link

ENSINO