Alunos do Câmpus Lages do IFSC se destacam na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

EVENTOS Data de Publicação: 03 mar 2023 15:25 Data de Atualização: 22 mar 2023 12:25

Os estudantes do curso de Biotecnologia do Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tiveram uma excelente participação na edição mais recente da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, ocorrida no segundo semestre de 2022. A competição, que tem como objetivo incentivar o estudo e a pesquisa na área da biotecnologia, reuniu estudantes de diversas partes do país e teve seus certificados entregues no início deste ano. 

Os alunos do curso técnico em Biotecnologia do Câmpus Lages participaram da competição, que consistiu em uma prova objetiva em sua primeira fase. Cerca de 30 deles foram aprovados para a segunda fase, um outro teste, e 11 estudantes foram premiados ao final do evento.

"Os alunos estavam um pouco inseguros, pois nunca tinham passado por uma prova desse tipo, contudo, eles foram bem nas provas, vários passaram para segunda etapa e no final tivemos as premiações. Isso mostra que nosso processo de ensino tem eficiência.

E para os alunos foi uma experiência positiva, eles verificaram que possuem bastante conhecimento na área de biotecnologia, isso incentivou eles a buscarem mais conhecimento, acredito que deu um ânimo para eles no curso do IFSC", comenta o professor Diego Bittencourt Machado, coordenador do curso de Biotecnologia do Câmpus Lages do IFSC.

O professor completa que a área da biotecnologia é um campo a ser muito explorado ainda. Em especial em relação à biodiversidade brasileira, o que, para Diego, amplia muito a atuação do técnico em Biotecnologia."Saber explorar nossa biodiversidade e transformar em tecnologia e/ou novos produtos é a função dos nossos egressos. A olimpíada nos mostrou que temos o potencial intelectual para isso. Esses resultados são mérito dos nossos alunos, mas também dos nossos professores e da nossa metodologia de ensino", completa.

Pódio para Lages

O estudante ​​Leonardo Wawginiak Grigol conquistou o terceiro lugar geral na competição nacional. Ele era estudante da segunda fase à época do concurso e se mostrou surpreso com o desempenho. "Fiquei bem surpreso com o resultado, eu sabia que eu entendia um pouco sobre o assunto, porque é uma matéria que eu amo estudar, completamente minha área. Porém, o terceiro lugar nacional foi bem maior do que a minha expectativa. Eu achei a avaliação bem completa, ela consegue integrar todo o conhecimento amplo da biologia na biotecnologia em si. Eu gostei das questões porque elas foram bem construídas e aplicadas, tenho pavor de questões pegadinhas", comemora.

Infelizmente, Leonardo não está mais no curso. Ele foi aprovado no vestibular para medicina e acabou saindo do IFSC. Porém, ele não deixa de reconhecer a importância que o IFSC teve em sua trajetória. "Se eu pudesse, continuaria no curso. Eu participava de projetos de pesquisa dos quais eu aprendi muito sobre o mundo acadêmico. Além disso, o câmpus tem uma ótima estrutura para a aprendizagem e professores incríveis que levarei comigo sempre", reforça.
O agora egresso destaca ainda o peso desse tipo de evento na formação do aluno. "Essa olimpíada trouxe várias medalhas para a instituição, e não há nada mais recompensador para um acadêmico do que ganhar uma competição que mede seu esforço e conhecimento. Fiz a prova por influência do meu coordenador do curso, o professor Diego, e espero que o câmpus continue incentivando o pessoal a participar desses eventos, porque é muito recompensador", finaliza.

Confira a lista completa dos premiados:
 

JENNY SUMARA SOZO

Medalha Futuro Cientista

VINICIUS LEONARDO G. ALVES

Honra ao Mérito

FABIO DE OLIVEIRA PAVAN

Medalha Futuro Cientista

ALCIONE DA SILVA JUNIOR

Honra ao Mérito

LUANA SASSI WINCKLER

Medalha Futuro Cientista

VITOR GERALDO DOS SANTOS

Medalha Futuro Cientista

MILENA SOARES OLIVEIRA

Honra ao Mérito

DANILO DE SOUZA

Honra ao Mérito

TIAGO DE SOUZA VIEIRA

Medalha Futuro Cientista

DAIANE CRISTINA K. SCHMITT

Medalha Futuro Cientista

LEONARDO WAWGINIAK GRIGOL

  3º lugar Nacional Ensino Técnico


A próxima edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia ocorre em junho (primeira etapa) e agosto (segunda etapa) deste ano. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em: https://www.obbiotec.com.br/ 

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES