ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 09 out 2025 10:26 Data de Atualização: 10 out 2025 18:40
O Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou, em 19 de agosto de 2025, a cerimônia de aula inaugural do curso técnico subsequente em Informática para Internet, ofertado na modalidade a distância. O evento reuniu autoridades do câmpus, docentes, técnicos administrativos e os estudantes da nova turma, que marca a segunda edição do curso, ampliando o acesso à formação técnica em diversas regiões do estado.
Ouça esta reportagem no podcast "IFSC em Pauta":
Cerimônia de boas-vindas
Na abertura, o coordenador do curso, professor Marcos André Pisching, ressaltou o esforço coletivo para garantir a oferta de um curso público e de alta qualidade: "Foram aproximadamente 700 inscritos para 60 vagas..Todas elas ocupadas e quase todos hoje presentes. O IFSC estará de portas abertas sempre para recebê-los e atendê-los", declarou.
O professor explica que há uma diferença nesta turma em relação à anterior, que é a retirada da necessidade de um encontro presencial da turma, que acabava por limitar o acesso a estudantes de todo o país. Esse encontro foi substituído pela presença síncrona, online, da turma, fazendo que os estudantes evitem a evazão.
O professor Bruno Panerai Velloso, coordenador do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), destacou exatamente essa importância da autonomia dos estudantes: "A autonomia é um grande poder. Mas, essa autonomia vem com responsabilidade, então, grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Já o chefe do Departamento de Gestão do Conhecimento e Tecnologias Computacionais, professor Juliano Lucas Gonçalves, reforçou o compromisso institucional: "A área de tecnologia é muito promissora e vocês estão no momento certo, na hora certa. Não deixem de aproveitar essa oportunidade”, disse o professor aos estudantes.
O diretor-geral do Campus Florianópolis, professor Rogério Versage, valorizou o contexto histórico da instituição e incentivou os alunos a participarem das atividades presenciais e eventos do câmpus, se possível. ”Aproveitem o curso que vocês iniciam hoje, aproveitem o Câmpus Florianópolis presencialmente também. Vocês têm acesso a todos os espaços e oportunidades, mesmo estudante em um curso a distância”.
Já o reitor do IFSC, professor Zízimo Moreira Filho, salientou a relevância do curso frente às demandas do mercado: "Recebemos contatos frequentes de empresas querendo profissionais formados nessa linha, com remunerações bastante promissoras". Em seguida, ocorreu a aula inaugural, que foi ao encontro da fala do reitor.
Aula inaugural e panorama do setor
A palestra da aula inaugural ficou a cargo da educadora Ana Elisa Cassal, representante da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Ela apresentou dados do cenário estadual e nacional, contextualizando o papel estratégico das formações técnicas na área de tecnologia: "Santa Catarina hoje tem mais de 27 mil empresas de tecnologia registradas e ativas, empregando uma população de mais de 118 mil colaboradores. O setor precisa muito desses profissionais", enfatizou.
Cassal compartilhou informações sobre o aquecimento do setor, as oportunidades crescentes para profissionais técnicos – inclusive antes da conclusão do curso – e as demandas por habilidades além do conhecimento técnico: "Os salários do setor de tecnologia são duas vezes maiores do que os demais setores. Mas ao mesmo tempo, o mercado exige dedicação e destaque. Saber fazer com qualidade, habilidade cognitiva e raciocínio lógico".
Outro tema central abordado foi o papel das soft skills. "As habilidades do comportamento ou as soft skills são quase que mais importantes do que as habilidades técnicas. Conhecimento é mais fácil de ser desenvolvido. O principal é saber o que fazer com isso e onde aplicar”, disse a palestrante, que também explicou que o setor busca equidade de gênero e diversidade, reconhecendo o valor que as mulheres trazem para as empresas: "Muitas empresas têm como premissa básica a equidade de gênero e já perceberam o quanto as características das mulheres são benéficas e lucrativas para as empresas".
Por fim, a palestrante apontou como as novas demandas tecnológicas e a inteligência artificial impactam o desenvolvimento profissional, lembrando que "a inteligência artificial apresenta muitas fragilidades e precisa ser validada por profissionais capacitados. O mercado nunca mais vai ser o mesmo, ele vai exigir que a gente pense mais do que ela”, finaliza.
Estrutura do curso
Ao final, foram detalhadas regras e a dinâmica do curso: são 1.100 horas distribuídas em três semestres, com encontros síncronos semanais e aulas interativas. O curso exige dedicação contínua, prática e interação, preparando o estudante para atuar como desenvolvedor e para funções de suporte em tecnologia, com foco em aplicações web e soluções inovadoras.
A cerimônia evidenciou não só as expectativas de ingresso, mas também o compromisso de formar profissionais capazes de contribuir com o dinamismo e as transformações do mercado de tecnologia em Santa Catarina e no Brasil, reforçando a missão do IFSC em democratizar o acesso ao ensino técnico e à inovação.Aula inaugural do curso técnico em informática para internet trouxe os desafios da profissão no mercado competitivo.
O curso tem entrada anual, sempre no meio do ano. Se interessou? Acesse o site do IFSC e preencha o cadastro de interesse, assim você será avisado sempre que as vagas estiverem abertas.