Bolsistas da Unidade Embrapii-IFSC trocam experiências em encontro semestral

INOVAÇÃO Data de Publicação: 08 mai 2023 15:09 Data de Atualização: 08 mai 2023 15:36

Vinte estudantes bolsistas que atuam em projetos desenvolvidos na Unidade Embrapii-IFSC participaram, em 4 de maio, de encontro para troca de experiências, discussão de atividades complementares de informação e feedback sobre sua participação nas atividades. 

Reunidos em pequenos grupos, os estudantes realizaram apresentações em inglês sobre sua atuação nos projetos do polo. “Essa atividade foi bastante desafiadora para alguns alunos, que nunca haviam tido a oportunidade de aplicar seus conhecimentos naquele idioma de forma prática em contexto tão realista”, avalia o coordenador de Formação e Recursos Humanos do Polo de Inovação Embrapii, Leandro de Medeiros Sebastião. “Todos os alunos obtiveram êxito nas suas apresentações, que contou com gratas surpresas de diversos alunos com desempenho de destaque, solução de imprevistos e colaboração de outros colegas para que os trabalhos fossem apresentados da melhor forma possível”, acrescenta.

No encontro – o segundo realizado pela atual gestão do Polo – foi trabalhada a metodologia Problem Based Learning (PBL), incentivada em todas as unidades Embrapii. Como explica Leandro, essa metodologia consiste na utilização das atividades relacionadas a resolução de problemas, naturalmente inerente aos projetos de pesquisa e desenvolvimento, como oportunidade de aprendizagem de conceitos novos e/ou aprimoramento de conteúdos previamente trabalhados nos cursos de origem. “Nessa temática, o encontro de bolsistas busca incentivar os alunos a compartilhar com os demais colegas algumas das ocasiões em que houve o aprendizado a partir da necessidade de elaborar soluções para problemas pontuais”, ressalta o coordenador.

No encontro também foram discutidos detalhes da visita técnica que o grupo irá fazer ao evento Drone Show, o maior relacionado a tecnologias envolvendo drones na América Latina. Eles farão a visita entre 9 e 11 de maio, em São Paulo.


 

INOVAÇÃO