INSTITUCIONAL Data de Publicação: 15 mar 2021 15:53 Data de Atualização: 07 mai 2021 11:12
Na última sexta-feira (12), o Câmpus Canoinhas realizou a cerimônia on-line de formatura dos concluintes dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações. No total, 66 estudantes foram certificados na solenidade realizada por videoconferência, com transmissão pelo canal do IFSC no Youtube.
Clique aqui para assistir à transmissão
De sua casa, Ana Carolina Maia Massaneiro participou da cerimônia com alegria, ansiedade e orgulho. “Me sinto lisonjeada em estar formada nessa instituição com tanto renome e prestígio. Hoje, me torno uma técnica em alimentos e, sem dúvidas, é o melhor dia da minha vida. Estou imensamente feliz por ter conquistado mais esse objetivo”, comemorou Ana.
“O IFSC me proporcionou experiências incríveis e só tenho a agradecer a todos os meus professores e colegas. Com toda certeza esse foi um grande passo para o futuro que eu almejo, baseado nos ensinamentos obtidos nesses três anos de instituto, sendo uma pessoa íntegra, dedicada e com um vasto conhecimento científico”, complementa
Esta foi a primeira solenidade coletiva de formatura virtual do Câmpus Canoinhas, que já havia realizado uma colação de grau on-line em gabinete, no dia 8 de dezembro. A realização de cerimônias de colação de grau, diplomação e certificação por webconferência foi estabelecida pelo IFSC em caráter excepcional, enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia de coronavírus. Segundo a Instrução Normativa 12/2020, a realização da cerimônia virtual substitui a presencial.
Comemorações e reflexões
Embora sem os afetuosos abraços e comemorações presenciais, a formatura virtual também teve seus momentos de emoção e falas representativas sobre o período. “Nosso último ano foi cansativo e repleto de experiências novas. Mas, não vamos pensar no que poderia ter acontecido, mas no que aconteceu. As perspectivas mudaram, e nós também”, resumiu a oradora da turma de Alimentos, Liliane Matsuzawa Figueiredo, que fez um resgate cronológico dos momentos mais importantes para a turma.
“São tantas lembranças boas, muito mais que as ruins, que não consigo expressar nos momentos que me resta”, concordou o orador da turma de Edificações, Leonardo Willian Rattmann. No que caracterizou como um discurso de transformação, ele comparou a vida à uma construção, que precisa de alicerce, base, vigas e estrutura de preenchimento para se sustentar, cabendo aos pais, professores e amigos exercer papeis imprescindíveis na formação pessoal e profissional.
Falando em mudança e crescimento, o prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos, lembrou que a transformação começa por nós, ao aceitarmos desafios e oportunidades. “O IFSC é, sem dúvida nenhuma, uma grife importante da nossa educação”, ressaltou. “O que se faz aqui é ciência. E a rede federal é prova de que educação pública, com incentivo e respeito, pode ser de excelência”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza.
Neste sentido, o reitor pró-tempore do IFSC, André Dala Possa, fez questão de enaltecer a importância da educação, ciência e tecnologia, tanto no combate à pandemia de coronavírus no momento atual quanto na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano. “Vocês têm a responsabilidade social de colaborar com a melhoria dos índices, a partir da formação que receberam”, falou Dala Posa aos novos técnicos.
Também fizeram parte da mesa de honra virtual a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Magali Regina, o chefe do Departamento de Administração, Francis Saibel, o coordenador e patrono do curso técnico em Alimentos, Luiz Paulo de Lima, a coordenadora do curso técnico em Edificações, Luciana Cristina da Costa, a paraninfa da turma de Alimentos, Claudia Kuns Tomaselli, paraninfa de Edificações, Aryane Spadotto, o patrono da turma de Edificações, Darlan Amorin Pereira, o nome de turma do técnico em Alimentos, Joyce Borowski, o nome de turma de Edificações, Cinthia Wambier Adimari, e o presidente do Conselho Regional de Química de Santa Catarina, Nivaldo Cabral Kuhnen, e os vereadores Marcos Antonio Kucarz e William Godoy.
Sobre os cursos
Os cursos técnicos integrados, também chamados de ensino médio técnico, oferecem a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso técnico escolhido.
No Câmpus Canoinhas, as opções são os técnicos integrados em Alimentos e em Edificações. Cada um tem duração de seis semestres.
Clique aqui para conhecer o curso técnico integrado em Alimentos
Clique aqui para conhecer o curso técnico integrado em Edificações