Câmpus Joinville promove ações do Maio Furta-Cor, pela saúde mental materna

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 mai 2023 12:19 Data de Atualização: 04 mai 2023 18:21

O mês em que se celebra o Dia das Mães é também dedicado a uma campanha comunitária de sensibilização sobre a saúde mental materna, o Maio Furta-Cor. Nesta terça-feira (2), o Câmpus Joinville sediou uma roda de conversa para gestantes da comunidade externa com a psicóloga e doula Maria Luiza Leal, especialista em psicologia obstetra, dentro da programação municipal da campanha. A ação teve também pintura de barriga (arte gestacional) nas gestantes interessadas.

A atividade foi coordenada pela representante joinvilense do Maio Furta-Cor, Gerrana Portugal, e pela professora de Enfermagem do IFSC, Luana Cláudia dos Passos Aires, e contou com a participação da 7ª fase do bacharelado em Enfermagem, na disciplina de Saúde da Mulher e da Criança.

Conforme professora Luana, é importante que os estudantes estejam integrados às campanhas existentes para poderem atuar de maneira mais eficiente no futuro. “Junto com as ações já existentes para promoção da saúde física da gestante e do bebê, o pré-natal e o puerpério demandam de atenção também para a saúde mental das mães”, destaca a professora do IFSC. “Ao trazer informações para estes estudantes, vamos conseguir que tenham um olhar empático para as mães, para que percebam o quão intenso e desafiador é este período”, reforça Gerrana, do Grupo de Apoio à Saúde Mental Materna em Joinville.

“A saúde mental da mãe importa. E, muitas vezes, não nos sentimos apoiadas. Todas as mães passam por dificuldades, e poder trocar informações com outras mães ajuda a aceitar o que acontece com a gente, a entender as mudanças”, comenta a gestante Diane Mees Ribeiro dos Santos, grávida de 29 semanas do Joaquim e mãe da Rafaela.

Programação

A programação do Maio Furta-Cor em Joinville começou no dia 1º e segue durante todo o mês com ações diferenciadas em vários locais da cidade. As atividades com envolvimento direto do Câmpus Joinville e abertas à comunidade são:

  • 15 de maio, 10h: Roda de conversa sobre saúde mental materna  - Câmpus Joinville do IFSC (bacharelado em Enfermagem, Coordenadoria Pedagógica e estagiárias de Psicologia da Univille)
  • 24 de maio, 10h: Oficina de massagem Shantala – Laboratório de Teatro do Câmpus Joinville do IFSC  (7ª fase do bacharelado em Enfermagem)
  • 25 de maio, das 10h às 22h: Arte gestacional (pintura da barriga em gestantes) – Shopping Mueller (estudantes do grupo de pesquisa Florescer, do bacharelado em Enfermagem)

Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que visa a sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Furta-cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. “Maternidade tem cores diversas que não se anulam, não são iguais nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe”, explica a organização da campanha.

Clique aqui para acessar o site nacional da campanha de saúde mental materna e toda programação

Grupo de Gestantes

Na próxima segunda-feira (8), o Câmpus Joinville também dá início à terceira turma do Grupo de Gestantes Estreitando vínculos com a comunidade.  São cinco encontros semanais, às segundas-feiras à noite, das 19h às 21h30, no próprio câmpus do IFSC, localizado no Bairro Costa e Silva (Rua Pavão, 1377). 

Os encontros contam com dinâmica de conscientização corporal, técnicas de respiração e relaxamento e roda de conversa sobre pré-natal e gestação; trabalho de parto e parto; amamentação; cuidados com o bebê e puerpério.

A turma já está completa, mas as gestantes interessadas podem se inscrever para as próximas turmas, pelo e-mail grupogestantes1@gmail.com. Ou podem clicar aqui para acessar o formulário eletrônico.

Podem participar gestantes com idade gestacional entre 12 e 32 semanas, que estejam realizando acompanhamento de pré-natal e que morem em Joinville. São dez vagas para gestantes, com direito a um acompanhante cada uma, identificado na inscrição.

EXTENSÃO CÂMPUS JOINVILLE