Câmpus Lages do IFSC recebe exposição inclusiva

EVENTOS Data de Publicação: 08 dez 2022 18:09 Data de Atualização: 08 dez 2022 18:12

Estreou no último dia 23, no Câmpus Lages do IFSC, a exposição Tacto Esthesia: O Tocar da Paisagem Serrana. As obras são de Carlos Wolff, fotógrafo lageano, e reúne 15 fotos impressas a partir da tecnologia de impressão 3D (estereolitografia), em alto relevo em material plástico. A obra tem como objetivo proporcionar ao público uma experiência sensorial provocativa e reflexiva aos temas inclusão/empatia e consciência ambiental e pertencimento regional.

"Eu participei, representando o Câmpus Lages, do X Seminário de Inclusão, realizado pelos cursos de Psicologia e Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em setembro, e lá conheci o trabalho do Carlos e entrei em contato com ele para trazer a exposição aqui para o Câmpus", disse Glauber Lima da Silva, intérprete de Libras do Câmpus Lages do IFSC.

A exposição está no hall de entrada do câmpus, piso térreo. A ideia da exposição, segundo o autor, é proporcionar a quem interage com a obra a oportunidade de conhecer as paisagens catarinenses. O Estado de Santa Catarina possui hoje cerca de duzentas mil pessoas com deficiência visual total ou com grande dificuldade. Por outro lado, é considerada uma das regiões mais belas do mundo por suas características cênicas naturais, em especial a Serra Catarinense. "Nessa exposição eu inclui imagens que captei na região da Amures (Associação dos Municípios da Serra Catarinense), e que eu já havia utilizado em exposição convencional, intitulada "Recortes da Paisagem Serrana ", explica o artista.

São imagens de Urubici, São José do Cerrito, Rio Rufino e outras cidades. Além do público deficiente, a exposição visa gerar empatia e inclusão, com viseiras para que os visitantes que não são deficientes visuais possam sentir como é uma paisagem tátil. "A pessoa passa a sentir as dificuldades e os anseios dos deficientes. Que merecem estar incluídos de diversas maneiras, e não apenas com o piso tátil", completa Carlos Wolf.

A exposição Tacto Esthesia: O Tocar da Paisagem Serrana acontece fruto do Prêmio Elisabete Anderle de 2019. Em função da pandemia de Covid-19 a atividade teve que esperar um pouco para ser executada. Segundo Wolf, mais dois projetos estão contemplados no prêmio: Tacto Esthesia: Patrimônio e Paisagem Cultural (envolvendo Monumentos e Obras Significativas) e Tacto Esthesia: Paisagens e Artes. A ideia é já ter a exposição em março de 2023. 

 
EVENTOS CÂMPUS LAGES NEWS