Câmpus Lages promove recepção aos novos alunos de graduação do semestre 

ENSINO Data de Publicação: 02 abr 2023 13:27 Data de Atualização: 02 abr 2023 13:29

Nesta semana o Câmpus Lages do IFSC realizou a recepção aos alunos dos cursos superiores. Os estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Ciências da Computação foram recebidos pela gestão do câmpus no auditório para uma fala de boas-vindas e de apresentação do IFSC com seus serviços e oportunidades, na quinta-feira (30). O curso de Gestão do Agronegócio, por ser no período noturno, recebeu a atividade na sexta-feira (31).

"O objetivo da recepção de novos estudantes do IFSC Lages é proporcionar um momento de integração acolhedora, visando garantir a adaptação dos novos estudantes ao ambiente acadêmico e social da instituição, assim como o seu sucesso no desenvolvimento de suas habilidades e competências durante o período de graduação", destaca Silmar Primieri, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Lages.

Junto às atividades promovidas pela gestão, o Grêmio Estudantil também fez uma atividade de acolhimento aos novos estudantes. A ideia, segundo a presidente do Grêmio, Joceli dos Santos, era fazê-los se sentirem bem nesta nova fase que se inicia. "O propósito era que houvesse uma integração entre os alunos, tirando aquela tensão de não conhecer ninguém e ficar deslocado pelo câmpus. No início seria apenas uma recepção simples de boas vindas, mas conforme fomos procurados pelos veteranos dos cursos apresentamos uma proposta de atividades para ser feita no dia e, conforme aprovação, foi decidido em grupo a função de cada um no dia da recepção para auxiliar e fazer acontecer esse evento", explica.

Entre as atividades, ocorreu uma roda de apresentação de todos, onde cada um falava seu nome e curso, e a pessoa seguinte se apresentava e ia falando o nome dos outros que já haviam se apresentado. Por ter bastante gente, a atividade foi dividida em grupos. Depois houve um abraço coletivo, onde os alunos ficaram embaixo de balões com farinha e glitter. Por último, um quiz de perguntas sobre conhecimentos gerais com a famosa "torta na cara".

"Acredito que tenhamos atingido o objetivo central de integração e acolhimento, já que tivemos ótimos feedback dos próprios alunos dizendo que adoraram e gostariam que tivesse mais atividades como essa no decorrer do ano no IFSC', comenta a presidente. Com a atividade, o Grêmio pretende engajar os alunos nas atividades da entidade estudantil, em especial em questões sociais e projetos que envolvem a comunidade.

"Procuramos por engajamento social com toda comunidade do IFSC em causas comunitárias, onde já ocorreram realizações voltadas para a comunidade externa como no dia de ação de graças. Com certeza é uma ótima ideia essas atratividades se tornarem uma tradição no campus, pois é uma boa estratégia de aproximação entre os alunos. É nesse start que a comunicação começa a se desenvolver e a capacidade de trabalhar em equipe se torna primordial na vida acadêmica e profissional dos estudantes", finaliza.

 

 

 

ENSINO CÂMPUS LAGES