Câmpus Palhoça Bilíngue recebe Comenda do Legislativo Catarinense

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 19 nov 2024 13:39 Data de Atualização: 22 nov 2024 19:38

O Câmpus Palhoça Bilíngue recebeu, na noite desta segunda (18), a Comenda do Legislativo Catarinense 2024, junto com outras 41 personalidades e organizações. A sessão solene para concessão da honraria, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, reuniu autoridades de todo o estado, além dos homenageados, seus representantes e familiares.

Esta foi a 15ª edição da comenda, considerada a mais alta honraria entregue pelo Parlamento estadual. Realizada anualmente, ela foi instituída por meio da Resolução 8/2008 com o objetivo de reconhecer pessoas físicas e jurídicas que desempenham papel relevante na sociedade catarinense. Os homenageados são indicados pelos deputados estaduais. No caso do Câmpus Palhoça Bilíngue, a indicação foi feita pela deputada Luciane Carminatti (PT).

“Para o câmpus, é uma grande honra ser reconhecido pela Alesc. Esse gesto demonstra que o trabalho coletivo desenvolvido pelo câmpus — envolvendo servidores, estudantes e a comunidade — tem se consolidado e recebido o devido valor na sociedade. Esse reconhecimento é especialmente significativo, considerando que temos um projeto único que apresenta muitos desafios, inclusive dentro do IFSC e da Rede Federal. Assim, essa valorização fortalece nosso projeto político-pedagógico e nos motiva a seguir qualificando a educação profissional, técnica e tecnológica bilíngue”, afirmou a diretora-geral do câmpus, Eliana Cristina Bär.

Ao anunciar sua escolha nas redes sociais, Luciana lembrou que este é o único câmpus do país dedicado ao ensino bilíngue para surdos, em um trabalho de inclusão e promoção da acessibilidade e de oportunidades. “Um trabalho de integração entre alunos surdos e não surdos.(...) Tem toda uma metodologia, um envolvimento de integração e da garantia da Libras”, afirmou.

O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), disse que a comenda, além de ser um símbolo de valorização, representar o perfil democrático do Parlamento catarinense, ao permitir que todos os segmentos sociais, de todas as regiões, sejam representados. “Todos devemos sempre buscar exemplos de inspiração para fazer o bem e nos espelhar em quem age para transformar e melhorar a sociedade. Quando homenageamos alguém, valorizamos a pessoa, mas também simbolicamente homenageamos a todos os voluntários, empresários e colaboradores, os ativistas e os que apoiam Santa Catarina para fazer nosso estado se destacar no cenário nacional e internacional”, completou o presidente.

O deputado Marcos Vieira (PSDB) discursou em nome dos parlamentares da Alesc. Para o parlamentar, todas as ações positivas merecem e precisam ser destacadas, porque elas reverberam na sociedade e provocam transformações significativas. “Essa sessão, que serve para homenagear quem trabalha, produz e defende Santa Catarina é muito importante, pois além de reconhecer e valorizar nossas qualidades e talentos, ela fortalece a conexão entre o legislativo e a comunidade.”

Em nome dos homenageados, o padre Joel Sávio, reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio de Nova Veneza, agradeceu pela homenagem. Em seu discurso, ele utilizou palavras do papa Francisco para defender que as pessoas não percam a fé na humanidade.

INSTITUCIONAL IMPRENSA CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE