Câmpus São José oferece curso de defesa pessoal para mulheres

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 15 abr 2023 01:30 Data de Atualização: 12 mai 2023 18:54

O Câmpus São José do IFSC abre de 17 de abril a 2 de maio inscrições para o curso gratuito Defesa Pessoal para Mulheres. As inscrições devem ser feitas pela internet. São 24 vagas no total e, caso haja mais inscritas do que vagas disponíveis, será feito um sorteio para definir as ingressantes.

O curso vai ser realizado de 15 de  maio a 16 de agosto, às segundas e quartas das 20h às 21h30, no câmpus (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida). Os ministrantes  serão os professores Kayron Campos Beviláqua, Marcos Antônio Leite e Sérgio Florentino da Silva, integrantes da academia de caratê do Câmpus São José do IFSC.

O único pré-requisito para poder fazer o curso é ter idade a partir de 18 anos, sem limite de idade máxima.  “O objetivo é preparar as mulheres para se defenderem de agressões e protegerem sua vida”, explica o professor Marcos, responsável pelo projeto de extensão por meio do qual o curso é oferecido.

A ideia de criar o projeto surgiu por causa de notícias sobre o aumento dos casos de violência contra mulheres. O sucesso de um curso parecido oferecido pela Guarda Municipal de São José em 2019 - foram cerca de 600 inscritas para 60 vagas  - também motivou a criação do projeto no IFSC.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (48) 3381-2822. 

Caratê

As aulas do curso de Defesa Pessoal para Mulheres serão ministradas por três professores do câmpus - Kayron é de língua portuguesa; Marcos, de física; e Sérgio, de matemática - ligados à Academia IFSC de Karatê (AIK), que funciona no Câmpus São José. O professor Marcos Leite destaca que o caratê "é uma arte marcial que trabalha o corpo, o espírito e a disciplina de seus praticantes", sendo voltada para competições e defesa pessoal. 

As aulas de caratê são também gratuitas e abertas à comunidade em geral (nesse caso, tanto para homens como para mulheres), sem limite de idade ou necessidade de conhecimento prévio sobre essa arte marcial.  Como afirma o professor Marcos, “o único pré-requisito é a vontade de praticar caratê”. A turma para a qual ele ministra aulas tem vagas abertas. Os encontros são às segundas e quartas das 11h30 às 12h40, no Câmpus São José. Para inscrições e mais informações, o contato com o professor pode ser feito pelo telefone (48) 9-9630-4437.  
 

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ