Câmpus Tubarão ocupa tribuna da Câmara para balanço de 10 anos do IFSC no município

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 14 nov 2023 14:52 Data de Atualização: 17 nov 2023 00:59

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu nesta segunda-feira (13) uma moção de cumprimentos da Câmara Municipal de Tubarão em alusão aos dez anos do Câmpus no município, celebrado no último dia 7 de outubro. O diretor-geral, Henri Carlo Belan, participou da sessão da Câmara e falou sobre o trabalho realizado pelo IFSC na região.

O convite foi proposto pela vereadora Luciane Fernandes Tokarski, que também propôs a moção pelo aniversário do Câmpus. “Os dez anos do IFSC na cidade são motivo de orgulho para todos nós”, disse a vereadora.

Em sua fala, o diretor do Câmpus destacou principalmente os números de estudantes que passaram pelo IFSC no período. Segundo Henri, em dez anos foram aproximadamente 25 mil estudantes inscritos, o que mostra o interesse da população por qualificação. Destes, 10 mil estudantes ingressarem no IFSC em Tubarão e mais de quatro mil concluíram seus cursos com certificação. 

Assista à fala do diretor do IFSC na Câmara de Vereadores de Tubarão

“Essa procura é justificada não apenas pela gratuidade, mas pela qualidade do ensino oferecido pela nossa instituição”, destacou Henri. O diretor destacou duas avaliações recentes que indicam a qualidade do ensino do IFSC: o exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coloca a Rede Federal em destaque no ensino médio técnico, e o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que coloca o IFSC como o melhor Instituto Federal do Brasil em relação aos cursos de graduação. 

Henri também destacou as parcerias que o IFSC desenvolve com instituições de Tubarão, como Fundação Municipal de Educação, Fundação Municipal de Assistência Social, Centro de Inovação, Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Fundação InoversaSul.

“Essa é a qualidade de ensino público disponível na cidade de Tubarão. É uma oportunidade para direcionarmos recursos públicos federais para o bem da comunidade. E uma oportunidade que temos, como instituição, para mudar a vida das pessoas que passam pelo IFSC. Por isso, é preciso apoio de todos, porque o IFSC sozinho não consegue chegar a todos os ouvidos que precisam saber da existência da instituição e como acessá-la. Só assim poderemos de forma colaborativa direcionar os esforços, que são limitados, para onde mais precisamos”, destacou.

Em outubro, o Câmpus Tubarão também havia recebido uma moção de cumprimentos, proposta pelo vereador Maurício da Silva, pelo trabalho realizado por professores, técnicos e estudantes da área de Tecnologia da Informação, que contribuíram com a criação da Sala de Informática da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Rufino Francisco, localizada no bairro Passagem, em Tubarão.

INSTITUCIONAL CÂMPUS TUBARÃO