Câmpus Xanxerê do IFSC abre inscrições para nova especialização gratuita

ENSINO Data de Publicação: 04 fev 2022 10:37 Data de Atualização: 10 fev 2022 14:04

Estão abertas as inscrições para a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Intervenções Assistidas por Animais no Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Voltada para o mercado de trabalho em instituições de saúde ou educacionais, a especialização pode ser cursada para aqueles que já possuem diploma de graduação. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas. 

Veja como se inscrever aqui.

O objetivo da pós-graduação é capacitar profissionais para a utilização das IAA como instrumento de potencialização para a evolução de pacientes com diversas patologias, bem como ferramenta de aprendizagem para crianças em instituições educacionais. A intervenção assistida por animais (IAA) tem sido uma temática abordada nas diversas áreas do conhecimento, ganhando espaço pelos resultados expressivos, principalmente nos países em que essa prática se tornou institucional. 

De acordo com a coordenadora do curso, Luciane Belmonte Pereira, a ideia da especialização surgiu após o projeto de uma aluna da pós-graduação em Concepções Multidisciplinares que aplicou a ideia das intervenções na escola Pequeno Príncipe, com apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou com o binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca). O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Walter Parizotto incentivou a continuidade da ideia, após perceberem a efetividade do projeto especialmente em alunos com déficit de atenção e hiperatividade.

Desta forma, uma parceria foi firmada oficialmente entre IFSC e 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê para a realização da nova especialização em IAA. Somou o fato de que os bombeiros deste Batalhão possuem destaque nacional na seleção, treinamento e capacitação de cães para resgate e salvamento.

Como participar da especialização?

As inscrições para a primeira turma estarão abertas até 28 de fevereiro de 2022. O edital 17/DEING/2022-1 contém todas as informações sobre a forma de ingresso. 

Vagas: 45 vagas abertas para a comunidade e 5 reservadas para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Forma de seleção: Análise documental
Dias de aulas: sextas-feiras (noturno) e sábados (matutino e vespertino)
Início das aulas: 25 de março
Carga horária: 420h - 3 semestres
Mais informações: Edital 17/DEING/2022-1 

Entre as disciplinas ofertadas pelo curso estão: Introdução às Intervenções Assistidas por Animais; A relação sociedade-natureza e o processo de domesticação dos animais; Saúde e bem-estar animal no contexto das IAA; Metodologia da pesquisa; Seleção, aprendizagem e formação de cães, entre outras. 

Encontros quinzenais a partir de março

O início das aulas está marcado para 25 de março. Os encontros serão às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Poderão ocorrer, eventualmente, encontros semanais, para atender demandas específicas.

 

ENSINO CÂMPUS XANXERÊ