Desafio, experiência e realizações do intercâmbio: estudante de Engenharia Mecânica desenvolve projeto em Portugal

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 10 abr 2023 16:51 Data de Atualização: 10 abr 2023 17:13

Com a camiseta do FC Porto, Dayane Thayse Vieira comemorou seu primeiro mês de intercâmbio em Portugal. Desde 6 de março, a aluna de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville participa do projeto Intelligence of Things (Inteligência das Coisas) no Instituto Politécnico do Porto (IPP), pelo Programa de Cooperação Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). Em sua 19ª edição, o intercâmbio tem duração de três meses.

No Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep), escola que faz parte do IPP, Dayane encarou o desafio de ser a única estudante no projeto e em uma área que ainda não domina completamente. “Apesar de IoT e automação serem a área que desejo seguir profissionalmente, não pude me desenvolver muito nesse campo durante a graduação até o momento. E esse foi o maior motivo para vir pra cá, me desafiar e desenvolver nesta área”, conta.

“Estou nas fases finais do curso, e, infelizmente, com a pandemia, não tive muitas oportunidades de aproveitar a graduação enquanto estávamos em atividades não presenciais. E a oportunidade do intercâmbio pareceu a forma perfeita de aproveitar meus últimos semestres no IFSC”, complementa a estudante do 8º módulo.

Ela já havia viajado para a Europa antes, mas esta é sua primeira vez em Portugal, país que está achando lindo. “A cidade aqui do Porto, apesar de ser grande, tem um ar de cidade pequena, o que torna mais fácil de se adaptar, porque é mais calma, e as pessoas no geral são bastante simpáticas.”

No Isep, a recepção também não poderia ter sido melhor. “A universidade é enorme e tudo parece ser bem diferente das universidades do Brasil. Eles são bem receptivos com alunos estrangeiros, e a associação acadêmica promove vários eventos e atividades de integração, o que é muito legal. O meu orientador do projeto também foi muito receptivo”, conta a intercambista. Além do apoio da equipe portuguesa, Dayane conta com a orientação da professora do Câmpus Joinville, Joice Luiz Jeronimo, coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, já que o projeto trabalha com energia sustentável. 

“O tema é muito interessante e, principalmente, relevante pra sociedade e meio ambiente. Espero que consiga atingir as expectativas do Isep e do programa IoTalentum, para voltar ao Brasil com o projeto implementado e realizada pessoalmente por viver essa experiência e ampliar meus conhecimentos”, destaca Dayane.

Inscrições abertas

Estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFSC interessados em participar de um intercâmbio no exterior podem se inscrever até 20 de abril para a próxima edição do Propicie. As vagas são para instituições da Colômbia, Espanha, Finlândia e Portugal.

Em sua vigésima edição, o programa de intercâmbio do IFSC tem quatro vagas com bolsa de auxílio-financeiro no valor de R$ 18,5 mil. Entretanto, mais estudantes podem ser selecionados para participação sem bolsa, conforme vagas dos projetos.

Clique aqui para saber mais sobre o Propicie 20.

INSTITUCIONAL INTERNACIONAL CÂMPUS JOINVILLE