Dia Mundial da Segurança dos Alimentos chama a atenção para prevenção de riscos de origem alimentar

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 07 jun 2022 13:33 Data de Atualização: 10 jun 2022 16:24

Uma alimentação saudável não está somente ligada ao valor nutritivo que ela oferece, mas, também, à segurança dos alimentos, com a garantia de que não causarão efeitos adversos à saúde dos consumidores. O assunto é tão importante que ganhou até uma data para chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar: o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado neste 7 de junho.

Em sua quarta edição, a data lembra que o acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Diferente do termo “segurança alimentar”, que se refere à disponibilidade e acesso dos alimentos, a “segurança dos alimentos” está relacionada à qualidade.

Conforme o professor Romaildo Santos de Sousa, do eixo de Produção Alimentícia do Câmpus Canoinhas, os alimentos seguros para o consumo são aqueles que não apresentam contaminantes (substâncias ou agentes) de origem biológica, química ou física, que sejam considerados prejudiciais à saúde humana ou que comprometam a sua integridade.

“A ingestão de alimentos contaminados pode gerar surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), que são frequentemente noticiadas pela imprensa. Elas resultam, principalmente, das más condições de preparo e conservação dos alimentos”, explica. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 420 mil pessoas perdem a vida todos os anos após consumir alimentos contaminados, incluindo 125 mil crianças menores de cinco anos.

Capacitação profissional

A segurança dos alimentos pode ser obtida por meio da manipulação e preparo dos alimentos sob condições de boas práticas de manipulação/fabricação, que vão da obtenção e recebimento da matéria-prima até a exposição para venda e entrega de alimentos preparados ao consumo. Conhecer e usar estas práticas são requisitos essenciais para o bom funcionamento dos serviços de alimentação.

Desde o início, os cursos técnico e superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas desenvolvem projetos de capacitação nesta área para profissionais dos serviços de alimentação da região do Planalto Norte, como merendeiras, cozinheiras, garçons, produtores rurais, trabalhadores da indústria, autônomos e empreendedores.

Além de capacitações direcionadas a públicos específicos, o Câmpus Canoinhas também oferta um curso para a comunidade em geral. É o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Treinamento para Manipuladores de Alimentos (básico e completo), que está com uma turma em andamento e outra prevista para o segundo semestre.

“A realização desse tipo de capacitação é exigida pela legislação brasileira para os serviços de alimentação. Mas, além do nível industrial ou comercial, é sempre recomendável conhecer os riscos envolvidos na produção de alimentos também em nível doméstico”, comenta professor Romaildo.

Orientações básicas

O professor do Câmpus Canoinhas conta que um dos principais meios de evitar a contaminação dos alimentos é a higiene e saúde dos manipuladores, que são aqueles que irão entrar em contato direto com os alimentos. Na sequência, devem ser observadas as condições do alimento em si, dos equipamentos, do ambiente e do armazenamento. Siga este roteiro resumido:

  • 1 - Selecionar alimentos frescos com boa aparência e de origem conhecida;
  • 2 - Higienizar adequadamente as mãos e todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
  • 3 - Armazenar os alimentos cozidos em condições de temperatura adequada antes do consumo (refrigerados ou aquecidos);
  • 4 - Verificar o prazo de validade e as condições de preparo e conservação apresentadas nos rótulos dos produtos que serão utilizados nas preparações;
  • 5 - Evitar o contato de alimentos crus com alimentos cozidos e, além disso, lavar os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos para reduzir o risco de contaminações cruzadas;
  • 6 - Fazer controle de insetos, roedores e outros animais nos ambientes de processamento.

Clique aqui para conhecer o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Treinamento para Manipuladores de Alimentos (básico e completo)

Clique aqui para conhecer o curso técnico integrado em Alimentos

Clique aqui para conhecer o curso superior de tecnologia em Alimentos

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS