Dia Mundial do Meio Ambiente: quando a floresta é a sala de aula

ENSINO Data de Publicação: 05 jun 2023 16:10 Data de Atualização: 05 jun 2023 16:18

Para além das salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços comuns, o Câmpus Canoinhas conta com muitas parcerias que possibilitam vivências práticas e experiências diferentes de aprendizado. Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes da primeira fase do curso superior de Agronomia foram conhecer uma destas “salas de aula” externas: a Floresta Nacional de Três Barras (Flona). 

A atividade de campo aconteceu na última sexta-feira (2) e envolveu atividades interdisciplinares de Ecologia, Gênese e Morfologia do Solo, Matemática e Química, com os professores Lauro William Petrentchuk, Jefferson Schick, Marlon Mulhbauer e Cícero Nunes.

E não é à toa que o IFSC e demais escolas da região utilizam esta unidade de conservação para pesquisa, educação ambiental, lazer, turismo de observação da natureza e pesquisa do patrimônio histórico. A floresta serve à pesquisa de fauna e flora, com foco na conservação através do uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais nativos, como o pinhão, a araucária, a erva-mate, o caraguatá, entre outras. 

Professor Lauro conta que, além dos reflorestamentos de araucária e pinus, a Flona possui mais de uma centena de espécies vegetais e significativas áreas de Floresta Ombrófila Mista, campos de várzeas e matas ciliares de branquilho, ricas em biodiversidade. 

Quanto à fauna, pesquisas indicam a presença de razoável diversidade de mamíferos de pequeno, médio e grande porte, aves, répteis, anfíbios, insetos e suas interações ecológicas, caracterizando uma cadeia alimentar complexa e a ocorrência de animais ameaçados de extinção.

“De extrema importância para a conservação da biodiversidade no contexto regional, a Floresta Nacional de Três Barras é também um campo importante de observação e pesquisas, em que conseguimos envolver nossos estudantes em atividades de educação ambiental e em projetos de preservação da fauna e flora”, enfatiza professor Lauro.
 

ENSINO PESQUISA CÂMPUS CANOINHAS