Divulgado regulamento do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2023

EVENTOS Data de Publicação: 28 abr 2023 09:23 Data de Atualização: 28 abr 2023 10:44

Está publicado o regulamento deste ano do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense, realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC, Epagri e Embrapa. As inscrições e coleta de amostras estão marcadas para o período de 3 de julho a 31 de agosto.

Clique aqui para acessar o regulamento

O concurso tem quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé e suco de uva tinto. A seleção dos três melhores de cada categoria será feita por uma equipe de especialistas em vinhos, como sommeliers, enólogos e engenheiros agrônomos.

Podem participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

Para se inscrever, o produtor deverá elaborar um mínimo de 50 litros na categoria desejada. Mas a coleta é na quantidade mínima de duas garrafas de 750 ml, sem identificação. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais. A participação é gratuita.

Segundo o professor do IFSC e coordenador do projeto, Douglas André Würz, o concurso vai além da premiação. Após o término do concurso, cada produtor receberá um laudo físico-químico de sua amostra, bem como todos os comentários dos jurados, além de recomendações técnicas que possam ser utilizadas na elaboração de vinhos e sucos de grande qualidade. “Buscamos valorizar e incentivar a elaboração de vinhos e sucos de uva na região e integrar os produtores”, destaca.

Avaliação positiva

Desde o início do concurso, em 2019, já foram quatro safras de avaliação sensorial e de análise físico-químico de vinhos e sucos de uva elaborados na região, embora não tenha havido premiação na edição de 2020 por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. “E todas as edições com resultados cada vez melhores nas avaliações laboratoriais e sensoriais, demonstrando uma evolução perceptível da qualidade dos produtos”, avalia professor Douglas.

Conforme professor Douglas, estes resultados indicam um maior cuidado dos produtores na elaboração de produtos de alta qualidade, que vão desde o manejo do vinhedo e acompanhamento da maturação, até utilização de insumos enológicos e de técnicas adequadas de vinificação.

No ano passado, o concurso recebeu 55 amostras de bebidas produzidas em dez municípios da região. Clique aqui para ver os vencedores.

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS