Egressa de Gestão do Agronegócio é aprovado em programa de Mestrado na Bahia

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 23 fev 2023 17:07 Data de Atualização: 24 fev 2023 13:18

Eduarda Lessa de Araújo de Souza, egressa do curso superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio do Câmpus Lages, foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV), no curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Bahia. Eduarda concluiu o curso no IFSC em dezembro de 2022.

"Foi um processo interessante, que me mostrou a importância de ser uma aluna ativa e de ter um currículo bom. Eu acredito que foi uma etapa para a realização de um sonho maior", conta Eduarda, que já havia concluído o curso técnico em Biotecnologia no Câmpus Lages. Quando finalizou o técnico, a aluna iniciou no curso superior, ainda em 2020. Para a agora mestranda, foi primordial se envolver com todas as possibilidades que o IFSC pode oferecer. "Nesses últimos cinco anos de IFSC eu já fui bolsista de pesquisa, de extensão, estagiária, aluna, participei de seminários, ajudei a organizar eventos, trabalhei nos laboratórios de química e na área didática agrícola. Foi a instituição que me permitiu avançar academicamente e pessoalmente, o IFSC foi extremamente importante", completa.

Eduarda agora segue para Ilhéus, na Bahia, com a documentação em dia e o sonho de seguir na vida acadêmica, que ela alimenta desde os tempos do curso técnico influenciada pelos servidores do Câmpus Lages do IFSC. "No primeiro ano de Biotecnologia eu conheci uma pessoa que me indicou a conversar com a professora Ana Paula de Lima Veeck sobre uma bolsa de pesquisa, e desde então estou inserida nessa área de pesquisa. Agora o planejamento é seguir na pós-graduação e, quem sabe, chegar a ser uma servidora e pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)", complementa.

O projeto de pesquisa aprovado no programa tem a ideia inicial de realizar um levantamento das áreas produtoras de lúpulo no Brasil, utilizando a geoestatística para comparar os dados de região de cultivo, levando em consideração sua ocorrência em climas frio e temperado. "Usei a parte da geoestatística no meu projeto de TCC na graduação e junto com meu co-orientador vimos o potencial para a utilização na cultura do lúpulo. Foi ele quem comentou que o edital (de mestrado) estava aceitando inscrições e quem me ajudou a fazer a ponte entre o professor e o programa da pós", diz. 

As menções aos professores e servidores do IFSC são constantes, destacando a importância da instituição na região como um agente transformador. "Sempre contei com o apoio dos professores, servidores administrativos e terceirizados. Sou muito grata a todos que me incentivaram e ajudaram a fazer dos meus anos no câmpus os melhores que poderiam ser. Sempre que posso indico para os meus conhecidos que venham fazer algum curso no IFSC", finaliza.

As aulas iniciam no dia 13 de março.

CÂMPUS LAGES