Egressa é selecionada para dois programas de Doutorado nos EUA

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 11 abr 2023 09:32 Data de Atualização: 13 abr 2023 23:32


Daniela Carolina da Silva Morganti é engenheira civil pelo Câmpus Florianópolis. Colou grau em 16 de maio de 2022. Incentivada a seguir na academia pelos pais, ela embarca para os EUA na 2ª quinzena de julho para cursar Doutorado. Em qual instituição? Ainda não definiu, pois ela participou do processo seletivo em seis universidades (University of California Irvine, University of California Davis, University of Texas - at Austin, George Washington University, University of New Hampshire e University at Buffalo). Já está aprovada em duas delas - Texas e de New Hampshire, e ainda aguarda os resultados das demais, previstos para serem divulgados até 15 de abril. As aulas iniciam em agosto, independente de sua opção institucional.

“Por enquanto ainda não decidi para qual eu vou”, responde ela, sobre qual instituição irá escolher para “fazer” seu Doutorado. Nos Estados Unidos não é obrigatório ter Mestrado para fazer Doutorado. “Inclusive, tem poucas oportunidades de bolsa para Mestrado, por ser só dois anos de pesquisa. Os recursos primeiro vão para os alunos do Doutorado e se sobrar verba, eles dão para os alunos de Mestrado”, conta Dani. 

“Eu queria ter descoberto antes sobre as oportunidades que existem fora do Brasil. Eu diria que se você tem o sonho de morar fora ou fazer um intercâmbio, se dedique à vida acadêmica, participe de bolsa de pesquisa, tenha notas boas, escreva e publique artigos, pois essa é uma oportunidade que todos podem conseguir com esforço e dedicação”, aconselha a egressa do Câmpus. 

O processo seletivo americano também difere do sistema brasileiro. Tanto a Graduate School quanto o College e o Department definem quais documentos irão compor a carteira de aplicação. “Mas geralmente são necessários GPA mínimo igual a 3 em uma escala de 0 a 4; Histórico escolar;  2 a 3 cartas de recomendações; Statement of purpose; prova de proficiência de inglês; prova de conhecimentos gerais; currículo; diploma; e taxa de inscrição. O GPA (Grading Point Average) seria o nosso IA, lá eles utilizam uma escala de 0 a 4”, coloca ela, que ainda explica que o Statement Of Purpose é um texto onde é necessário contar sobre a sua história de vida, experiências acadêmicas e motivação para fazer uma pós-graduação naquela universidade. 

Daniela diz que existem diversas provas de proficiência, com TOEFL, IELTS e Duolingo Test como as mais aceitas. Segundo ela, a prova do TOELF é aceita em todas as universidades, e geralmente a nota mínima do TOEFL aceita para pós-graduação é de 79. “Todos os alunos internacionais são obrigados a fazer um ou dois semestres de aula de inglês. A prova de conhecimentos gerais é o GRE (da ETS), a qual até os americanos precisam fazer. Devido à pandemia muitas universidades deixaram como opção do candidato, que aplicaram até o Fall 2023 (principal semestre do ano letivo), fazer ou não a prova. Algumas universidades decidiram extinguir a obrigatoriedade desta prova. O currículo que eles pedem é um voltado para área acadêmica, com trabalhos de pesquisa, artigos e outros feitos acadêmicos realizados; e o diploma tem que ser traduzido por uma tradução juramentada”, esclarece a engenheira civil. 

Outro aspecto divergente dos programas de pós-graduação do Brasil, refere-se à linha de pesquisa, que só é decidida no decorrer do curso. “Na aplicação (processo seletivo) se escolhe a área de estudo. Eu optei por pela área de geotecnia”, diz ela que ainda não definiu o que irá fazer após o doutorado: “por enquanto, a ideia é fazer pós-doutorado”. 

“Conseguir retribuir todo o esforço e incentivo que meus pais me deram durante todos esses anos, conquistando um passo importantíssimo para a minha carreira profissional, é de uma satisfação enorme. Saber que fui escolhida por mais de uma universidade para seguir meus estudos com possibilidade de ter bolsa de estudos e de pesquisa durante alguns anos, tudo em função do meu histórico e propósito demonstrados a essas universidades, torna ainda maior tudo que está acontecendo”, conclui Daniela. 

ESTUDE NO IFSC