Egressos de Design são finalistas de prêmios internacionais

ENSINO Data de Publicação: 11 mai 2023 11:14 Data de Atualização: 26 mai 2023 19:29

Kelven Carvalho e Noelle Atkienson Ornelas se formaram em março deste ano no curso de Design do Câmpus Florianópolis do IFSC, mas ainda estão comemorando os resultados de um projeto desenvolvido durante a graduação. As mais recentes conquistas foram estar entre os 300 selecionados entre os mais de 7 mil inscritos na categoria estudantes do iF Design Award, um dos maiores prêmios de Design do mundo, e também ser um dos 21 projetos selecionados no Latin American Design Award. O trabalho que lhes garantiu as indicações foi o aplicativo Moobe- cidades acessíveis, que busca impulsionar a independência de pessoas com deficiência.

O Moobe foi desenvolvido durante a disciplina de logística do curso de Design no ano passado. A intenção do aplicativo - que ainda é um protótipo -  é oferecer uma experiência completa de acessibilidade nas cidades, promovendo o acesso ao turismo, esporte, lazer e serviços para pessoas com deficiência.

O app disponibiliza informações sobre locais que oferecem uma infraestrutura adequada e acessível, como praias, restaurantes e espaços culturais. Por meio da integração com o transporte público, o Moobe também compartilha a rota acessível até esses locais, por um mapa interativo e um sistema guiado por voz. Outros recursos - como as formas dos botões, que possuem área mínima de toque, tamanho de fonte acessível e alt-text nas imagens - também foram pensados para facilitar a navegação para o maior número de pessoas.

Veja no vídeo abaixo a proposta do Moobe:

O nome Moobe foi pensado pelos designers visando uma solução global. “Definimos um nome em inglês, que é uma língua universal, mas que também tem seu sentido em Português e Espanhol, uma vez que vem da palavra Mobilidade, Molibity e Movilidad”, conta Kelven. “O ‘be’ vem também de ‘ser’, no sentido que as cidades precisam ser acessíveis”, complementa.

O app  ainda não está disponível para o público. “Nós desenvolvemos todo o protótipo da interface com base em pesquisas e seguindo critérios de usabilidade e regras de acessibilidade”, explica o designer. O protótipo foi construído para ser testado em três cenários: locais turísticos e de entretenimento em Florianópolis, o centro e área universitária de Porto Alegre e um local cultural de São Paulo.

A parte de código do aplicativo não foi desenvolvida até o momento, mas a expectativa dos egressos do IFSC é conseguir apoio financeiro para iniciar a construção do projeto e, dessa forma, colocá-lo no ar. “Este é o nosso maior objetivo em  participar das premiações: conseguir reconhecimento suficiente para termos apoio futuro”, destaca Kelven.

Sobre as premiações

O iF Design Student Award é considerado um Oscar do Design Mundial. Antes de serem finalistas dessa premiação, Kelven e Noelle já tinham acumulado outros sete prêmios com o aplicativo, mas não imaginavam chegar tão longe com o Moobe. “Foi um momento da gente perceber que a nossa solução realmente pode impactar a vida de milhares de pessoas não somente do Brasil, mas do mundo também”, ressalta o egresso. 

Como finalistas, os ex-alunos do IFSC foram convidados para estar presentes na cerimônia de premiação, que será realizada nos dias 21 e 22 de junho em Istambul, na Turquia.

Já o Latin American Design Award é um dos maiores prêmios de Design da América e reconhece os melhores projetos latinos em design gráfico, editorial, produto, digital, entre outros. O Moobe é finalista na categoria Design Digital – estudantes.  Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação que será realizada em agosto na cidade de Lima no Peru.

Para conseguirem estar presentes nas cerimônias de premiações, os designers criaram uma campanha on-line em busca de contribuições financeiras

Outros prêmios 

O aplicativo Moobe já acumula sete prêmios de Design: um ouro e um bronze no Prêmio Bornancini de Design, troféu no Design for a Better World Award e um ouro e três bronze no Brasil Design Award.

Tantas conquistas geram altas expectativas para os recém-formados, não somente com o Moobe, mas também com outro projeto criado pela dupla. “Nós pretendemos criar uma startup iniciando por um edital de incubação”, avisa Kelven.
 

ENSINO