Em reunião aberta à comunidade, Câmpus Urupema discute oferta de Ensino Médio Integrado

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 16 ago 2023 14:40 Data de Atualização: 25 ago 2023 19:06

Na última quinta-feira (10), o Câmpus Urupema abriu suas portas para a comunidade local para discutir a possibilidade de ofertar Ensino Médio Integrado, que é a modalidade onde o aluno cursa a formação profissional ao mesmo tempo em que realiza o ensino médio, tudo no IFSC. Cerca de 100 pessoas compareceram, entre líderes comunitários, políticos e representantes de entidades de Urupema e região.

O Câmpus Urupema já oferta dois cursos técnicos na modalidade concomitante, onde o IFSC faz a parte técnica e o aluno cursa o Ensino Médio em outra instituição. Apesar de ser apenas uma consulta inicial, a proposta foi bem recebida. "O Câmpus Urupema está no processo de busca da consolidação das ofertas, e também de uma condição sustentável de manutenção das atividades. Dessa forma, acreditamos que a oferta dessa modalidade poderia agregar positivamente nestes sentidos. Para além disso, é compromisso dos Institutos Federais, também, a oferta de educação básica. Vejo que precisamos enquanto Câmpus avançar neste aspecto", destaca a diretora-geral do Câmpus Urupema, Evelise Zerger. 

A diretora destaca que, hoje, dos 20 municípios com câmpus do IFSC, apenas quatro não ofertam a modalidade do Ensino Médio Integrado. Com isso, ela acredita que o impacto da oferta para a comunidade da região seria grandioso. "Hoje não temos na Serra Catarinense a oferta da modalidade por um Instituto Federal. Os jovens da região precisam ter a mesma oportunidade de acesso que outros jovens possuem nas demais regiões do estado. Estamos numa região com os mais baixos IDHs do estado, e é nosso compromisso contribuir com o desenvolvimento da região por meio da educação pública, nos seus diferentes níveis", finaliza. A diretora reforça que para poder realizar a oferta é fundamental que os municípios da região sejam parceiros, em especial com possibilidade de transporte dos estudantes dessas cidades para Urupema.

Natural de Urupema, Jainefer Souza Andrade hoje é vereadora do município. Ela esteve na região e destacou o papel do IFSC na cidade como transformador do desenvolvimento local. "Nosso município era um antes e agora outro depois da chegada do IFSC. A evolução e desenvolvimento são visíveis, muitas pessoas que não tinham a oportunidade de estudar estão tendo agora. Além dos moradores daqui, o instituto atende pessoas do nosso estado e estados vizinhos! Ele movimenta a cidade com os servidores e alunos que vêm de outras cidades", comenta a vereadora.

Sobre a possibilidade de oferta do Ensino Médio Integrado, a vereadora diz ser de suma importância, em especial, claro, aos jovens que são público-alvo do curso. "Sabemos que todos os anos alunos de aproximadamente 14-15 anos saem de suas casas para irem cursar o ensino médio técnico em outros lugares, deixando suas famílias e muitas vezes não voltando mais para o interior e para nossa cidade. E isso acontece não só aqui, mas nas cidades vizinhas também. Com a oferta desse curso, isso não aconteceria mais, o que acarretaria um ensino de qualidade, gratuito e com a oportunidade desses jovens permanecerem com suas famílias e terem uma profissão", finaliza.

Próximos Passos

O Câmpus Urupema disponibilizou um formulário até o dia 27 de agosto para que a comunidade possa opinar e dar sugestões sobre a oferta. A pesquisa é aberta para todos os interessados maiores de 15 anos e certamente irá contribuir para que a concretização desse objetivo aconteça.

 

EVENTOS INSTITUCIONAL CÂMPUS URUPEMA