ENSINO Data de Publicação: 19 set 2025 09:50 Data de Atualização: 10 out 2025 19:45
A equipe de robótica do Câmpus Xanxerê do IFSC participou da primeira competição oficial, a FIRA Brasil – Etapa Sul, realizada em Chapecó, nos dias 16 e 17 de setembro. O grupo conquistou o 3º lugar e com essa colocação garantiu vaga para o campeonato nacional da modalidade.
Na competição, a equipe conseguiu o 3º lugar no Cliff Hanger – prova que consiste em um combate em arena, onde os robôs precisam empurrar o oponente para fora das bordas – e 2º lugar na Missão Impossível, desafio surpresa revelado apenas no dia, que consistia no lançamento de um avião de papel pelo robô.
A equipe é formada pelo professor Thomas Lucas Irigoite Barroco, de Informática e Robótica do Campus Xanxerê, e pelos estudantes Bianca Tessaro Coppini, Gabriele Aparecida Kraminski, Victor Luiz Pereira da Silva e João Victor Pertile, todos do curso Técnico Integrado em Informática.
Gabriele conta que participar da equipe de robótica tem sido uma experiência incrível. "Tive a oportunidade de ter contato com a robótica no ano passado em algumas oficinas no IFSC. Ainda estou aprendendo, mas já consigo ver como estamos evoluindo enquanto equipe e como o Câmpus Xanxerê está conquistando mais espaço e reconhecimento. E eu consigo ter experiências novas, experiências que vão ficar gravadas na memória. Só tenho que agradecer à equipe e ao professor Thomas que nos acompanha. Agora nosso foco é competir em São Paulo e tentar fazer história por Xanxerê", afirma.
O professor Thomas tem acompanhado e auxiliado a equipe nos treinos. "Desde a premiação que recebemos no Sepei, quando fomos reconhecidos pela engenharia de uma garra desenvolvida e pela forma de execução da prova. Esse resultado nos abriu portas para outros campeonatos e motivou bastante os alunos, que desde então vêm se preparando com dedicação”, conta o professor.
Os treinos têm sido realizados com dois kits Lego EV3, e a equipe segue em busca de mais apoio para estruturar melhor as equipes e ampliar a participação em modalidades de robótica livre, não restritas apenas ao Lego.
O próximo compromisso da equipe será no Campeonato Nacional de Robótica, que ocorre em Santo André (SP), de 25 a 27 de novembro. “Inclusive estamos buscando apoio financeiro para competir”, destaca o professor Thomas.