Equipes de competição do IFSC passam a ser regulamentadas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 mai 2023 10:19 Data de Atualização: 26 mai 2023 10:42

O IFSC publicou neste mês o regulamento das equipes de competição, que apresenta as orientações para criação de uma equipe, quem pode participar, quais as exigências na formação, como deve ser a coordenação, a gestão e as possibilidades de fomento. O objetivo do documento - que passou por consulta pública - é viabilizar a participação de estudantes e a representação do IFSC em competições internas ou externas de natureza acadêmica e técnico-científica, mesmo quando as equipes não têm projetos de pesquisa ou extensão vigentes pelos editais do IFSC. Atualmente, o IFSC possui oito equipes de competição.

-> Acesse o regulamento das equipes de competição do IFSC

 O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSC, Clóvis Antônio Petry, explicou que a ideia de ter um regulamento vem da necessidade das equipes envolvidas em competições de natureza acadêmica, que estavam oficialmente reconhecidas apenas enquanto tinham projetos de pesquisa ou extensão vigentes pelos editais do IFSC. No entanto, quando não havia projetos vigentes, as equipes tinham dificuldades em conseguir apoio para as diversas demandas em termos logísticos, carga horária dos envolvidos, dentre outras. “Além disso, muitas equipes são permanentes, então é importante que tenham o reconhecimento institucional para períodos de tempo maiores do que aqueles dos editais de fomento, por exemplo”, destacou na época da consulta pública . 

Após a consulta pública, o regulamento foi discutido e aprovado pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe).

Equipes de competição do IFSC

Atualmente, alguns câmpus do IFSC já contam com equipes de competição. São elas:

- Grupo de Foguetes (Câmpus Gaspar)
- FRC5800 - Magic Island Robotisc Team (Câmpus Florianópolis)
- Zênite Solar (Câmpus Florianópolis)
- Atlas E. Racing (Câmpus Florianópolis)
- EV-IFSC (Câmpus Florianópolis)
- Equipe de Drones (Câmpus Florianópolis)
- Gralha Azul Aerodesign (Câmpus Lages)
- Leão Baja (Câmpus Lages)

Além de muito conhecimento na área de estudo, os estudantes que participam dessas equipes aprendem sobre gestão de pessoas, liderança, divisão de tarefas e principalmente trabalho em grupo - como é possível verificar na reportagem abaixo:

Saiba mais sobre as equipes de competição do IFSC, como funcionam e como você pode montar uma neste post do Blog do IFSC.

Para mais informações, acesse a página das equipes de competição do IFSC.

INSTITUCIONAL