Estudante do Câmpus Florianópolis-Continente vai participar do programa Lapassion

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 set 2022 18:38 Data de Atualização: 16 set 2022 19:18

O estudante Felipe Schutz, do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente, embarca neste sábado, dia 17, para Itumbiara (GO), onde vai participar da primeira etapa do programa de mobilidade nacional Lapassion em Rede. Trata-se de um projeto plurianual (2022-2025) que envolve os institutos federais brasileiros e institutos politécnicos de Portugal em ações multidisciplinares voltadas aos temas sociedade, economia e meio ambiente. Felipe foi selecionado em um edital interno do IFSC junto com Emanuela Fernandes, aluna do Câmpus Joinville

As atividades vão ocorrer no Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG), na cidade localizada a cerca de 200km ao sul de Goiânia. O Lapassion em Rede terá duração de 10 semanas, de setembro a novembro de 2022, e será realizado de modo híbrido, parte online e parte no Câmpus Itumbiara do IFG. A primeira etapa presencial acontece de segunda-feira, dia 19, até 30 de setembro. Será um evento voltado ao desenvolvimento de habilidades em liderança e trabalho em equipe, tendo como tutores estudantes do instituto goiano, com desenvolvimento de projetos multidisciplinares voltados aos temas: sociedade, economia e meio ambiente.

Felipe, de 37 anos, já é formado como técnico em Guia de Turismo Nacional e Regional pelo Câmpus Florianópolis-Continente e entrou na reta final do superior de tecnologia em Gestão de Turismo: está produzindo seu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre o impacto do turismo nos recursos hídricos em bairros do Norte da Ilha de Santa Catarina, sob orientação da professora Liz Cristina Camargo Ribas. Bastante envolvido com o câmpus - integra o Colegiado do Câmpus, o colegiado do curso, a comissão local de avaliação (CPA local) e a comissão local de contingência (que atua na prevenção à Covid-19) -, ele participa de um projeto de extensão e teve um artigo selecionado como destaque da última edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC, em 2019.

O estudante não conhecia o Lapassion até ver uma notícia sobre a abertura do edital do programa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) do IFSC. Acabou se interessando e, agora que conseguiu a vaga, sua expectativa é de que a participação no programa possa ser “transformadora” para ele e trazer benefícios para o IFSC. “Vou tentar extrair o melhor e dar retorno para o câmpus e para a sociedade, para que tenha valido a pena”, comenta Felipe, que vai viajar para Goiás pela primeira vez.

Felipe retorna a Florianópolis em 1º de outubro, participando de atividades online e remotas até voltar novamente a Itumbiara no final de novembro para apresentação dos resultados.

 
INSTITUCIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE