Estudantes de Chapecó e Xanxerê embarcam nos próximos dias para intercâmbio em Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 09 set 2022 17:58 Data de Atualização: 14 set 2022 15:57

Duas estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) embarcam nos próximos dias para Portugal. As duas foram aprovadas no Programa de Intercâmbio da instituição, o Propicie, chamam-se “Emily” (com apenas a letra “L” de diferença na escrita dos nomes) e estudam no ensino médio técnico (ou técnico integrado ao ensino médio) do IFSC.

Emilly de Oliveira estuda no Câmpus Chapecó, no curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Nesta segunda (12) ela embarca para a cidade de Porto, em Portugal, onde fica até 8 de dezembro. A estudante do IFSC vai participar de um projeto na área da informática, durante três meses, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). o objetivo é desenvolver uma plataforma online de inclusão para pessoas surdas, com a possibilidade de conexão com as redes sociais. 

“Decidi me inscrever porque o intercâmbio é uma oportunidade única e incrível. Cada experiência, antes mesmo de eu embarcar, já está me fazendo aprender muito, como fazer coisas que eu nem tinha ideia de como deveriam ser feitas, aprender a ter paciência porque algumas fases são bem complicadas e que não se deve desistir”, relata Emilly.

As expectativas da estudante, é claro, estão muito altas. “Espero que possa contribuir muito no quesito profissional, em como vai afetar o meu currículo no futuro e nas experiências que vou acumular praticando em outro país o que aprendi aqui no câmpus até agora”, afirma.

Intercambista Câmpus Xanxerê

Já Emily Pasini, aluna do técnico em alimentos integrado ao ensino médio, embarca no dia 14 de setembro, próxima quarta-feira, para a cidade de Beja, em Portugal. O retorno está marcado para 10 de dezembro, e até lá a aluna do IFSC irá participar de um projeto sobre a avaliação da atividade antioxidante de frutas e legumes frescos e desidratados na região do Alentejo.

“Eu comecei meu curso de inglês em 2016 já com a ideia de participar de um intercâmbio do IFSC, sempre foi meu sonho conhecer outros países e esta foi uma ótima oportunidade. Eu acredito que se leva uma bagagem muito grande, você aprende novas culturas, conhece vários lugares diferentes, faz novas amizades e com certeza aprende muito sobre a área do curso técnico, além de praticar uma nova língua e adquirir um grande desenvolvimento pessoal”, acredita Emily.

Para ela, o IFSC é uma ótima instituição e é preciso aproveitar estas oportunidades. “É um aprendizado que vamos levar para nossa vida toda, que nos ajuda desde a nossa vida escolar até nossa vida profissional, faz com que saímos da nossa zona de conforto e pensamos ‘fora da caixinha’, e também nos divertimos muito fazendo tudo isso”, afirma.

Apesar da animação por viajar para a Europa e estudar três meses em Portugal, o que considera “um sonho realizado”, Emily também está apreensiva por nunca ter ficado longe da família. “Acho que vai ser difícil lidar com a saudade dos amigos e familiares, mas ao mesmo tempo vai ser uma experiência ótima”, acredita.
__________

INTERNACIONAL BLOG DOS INTERCAMBISTAS NEWS