Estudantes de engenharia dão aula de ciências para crianças em Guaramirim

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 24 nov 2022 09:47 Data de Atualização: 24 nov 2022 10:01

Ciência não é assunto só de gente grande. Mas como falar sobre temas complexos com quem está ainda no início da trajetória escolar? Esse foi o desafio levado a alunos da primeira fase do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Como solução, os 26 estudantes da fase criaram oficinas lúdicas para explicar fenômenos da eletricidade para crianças de primeira a terceira séries do ensino fundamental.

As oficinas foram realizadas em novembro e envolveram sete turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Teixeira da Fonseca e seis turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Dequech, ambas de Guaramirim. No total participaram das atividades aproximadamente 390 crianças.

Segundo o docente do IFSC que coordenou a iniciativa, Anderson Bertoldi, o resultado agradou tanto alunos quanto professores. “Nas oficinas, apresentamos de forma lúdica experimentos de eletrostática que permitiam às crianças realizarem a eletrização de diferentes materiais pelo simples atrito com o cabelo ou com um pedaço de tecido. As crianças brincaram com experimentos como atração de pedacinhos de papel com um balão e cabo de guerra com balão e latinha de refrigerante, além de observarem a circulação da corrente elétrica com o auxílio de limões e LEDs”, explica.

Além de se preocuparem com a parte “técnica” das oficinas, os estudantes de Engenharia Elétrica também precisaram se preparar para tornar a atividade atraente para o público infantil. “Todos os experimentos foram realizados de forma lúdica e iniciados por contações de histórias e perguntas para verificar o conhecimento das crianças sobre os fenômenos explorados nas oficinas. Ao fim das oficinas, as crianças foram convidadas a brincar com os experimentos. E aí foi balão e papel picado para todo lado”, lembra o professor Anderson.

As atividades realizadas nas escolas de Guaramirim foram desenvolvidas dentro do projeto de extensão “Abordagens lúdicas em eletricidade para a educação científica de crianças”, coordenado por Anderson Bertoldi e fomentado pelo edital n° 17/2022/PROEX - Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

Processo de preparação

Os alunos extensionistas de Engenharia Elétrica tiveram de integrar conhecimentos específicos a habilidades de comunicação para elaborar as oficinas sobre eletricidade para crianças de escolas municipais. Para isso foram realizadas várias atividades de preparação dos extensionistas.

Inicialmente, o grupo foi levado a reviver experiências da infância por meio de uma roda de conversa sobre memórias de criança. Ao longo do planejamento das oficinas, os extensionistas também tiveram uma oficina de contação de histórias com a contadora de histórias Felícia Fleck, para aprimorarem suas habilidades de comunicação e de expressão.

A fim de preparar os extensionistas para entrarem em sala de aula, foi realizada ainda uma oficina de educação científica para crianças, com a professora Clevia Bittencurt Ersching, que possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias e atua como professora de séries iniciais do ensino fundamental no município de Guaramirim.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU EXTENSÃO NEWS