Estudantes de Licenciatura já podem submeter trabalhos ao 6º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 06 jun 2023 13:23 Data de Atualização: 06 jun 2023 14:32

Estudantes dos cursos de Licenciatura já podem submeter trabalhos ao 6º Seminário Institucional de Iniciação à Docência, evento que ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, no Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com o tema “Evasão e permanência no processo de formação inicial de professores: debates, reflexões e proposições”, o evento reunirá pesquisadores, estudantes e professores dos cursos de Licenciatura do IFSC e de instituições parceiras para um momento de debates e proposições sobre a formação de professores.

As submissões de trabalho devem ser realizadas até o dia 15 de setembro, por meio de formulário eletrônico. Serão aceitos resumos expandidos, conforme o modelo disponibilizado no site do evento. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados em três formatos diferentes: comunicação oral, apresentação de pôster e barraquinha/feira pedagógica. A escolha pela modalidade de apresentação se dará no momento da submissão do trabalho, podendo sofrer alterações em virtude da disponibilidade de recursos e de espaço físico.

Podem ser enviados textos sobre trabalhos desenvolvidos no contexto da formação de professores, como atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e na Residência Pedagógica, além de recortes de Trabalhos de Conclusão de Curso, relatos de Prática como Componente Curricular e de intervenções dos Estágios Supervisionados, além de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos cursos de licenciatura do IFSC ou das instituições parceiras.

O Seminário

Reunindo estudantes, professores e pesquisadores que trabalham com o tema da formação docente, o Seminário reunirá os cursos de Licenciatura do IFSC e também de instituições parcerias, como UFSC, IFC, Unesc, Udesc e Uniarp. O objetivo é proporcionar discussões sobre os desafios encontrados pelos cursos de licenciatura, além de socializar as experiências positivas e inovadoras dos estudantes de Licenciatura nos projetos de iniciação à docência, residência pedagógica, práticas e estágios realizados durante seus cursos. O evento foi selecionado no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação (Proeventos).  

A programação contará com apresentações de trabalhos dos estudantes e palestras, mesas redondas e rodas de conversa em torno do tema da evasão e permanência nos cursos de Licenciatura. Além da temática principal, serão abordados outros temas vinculados à formação de professores em diversas atividades, como palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalho. A programação será divulgada em breve no site do evento.

“Temos percebido que o fenômeno da evasão é latente, ao mesmo tempo em que já identificamos algumas ações que podem contribuir com a permanência e com a qualidade da formação inicial de professores. O evento será uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a evasão e, ao mesmo tempo, socializar e projetar experiências exitosas de promoção da permanência”, explica o professor do Câmpus Criciúma, Victor Bianchetti Rodrigues, que integra a comissão organizadora.

A equipe também é composta pelos professores Luciano Dias da Silva, Giselia Antunes Pereira, Carmine Acker, Adenilde Souza dos Passos e Sabrina Rosa Paz, além dos estudantes Filipe dos Santos, Laura Prado Milani, Wesley de Assis, Marcus Pereira, Kellen Búrigo Dias, Alex Zeferino Gomes e Anderson Kautzmann.

Cronograma

O resultado final da avaliação e a indicação da modalidade de apresentação serão divulgados até o dia 31 de outubro. Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento, que contam com registro ISBN. A inscrição para participar do evento é gratuita e será realizada via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) do IFSC. O link de inscrição será disponibilizado no site do evento

EVENTOS CÂMPUS CRICIÚMA