ENSINO Data de Publicação: 04 jul 2025 16:56 Data de Atualização: 03 out 2025 12:46
Tapete sensorial, jogos digitais, jogos manuais e um software educacional. Esses recursos didáticos foram entregues pelo Câmpus Chapecó do IFSC, nesta semana, para a Associação de Pais, Mães e Amigos dos Autistas de Chapecó e região (AMA). Os recursos foram desenvolvidos dentro da unidade curricular “Tecnologias Assistivas”, ministrada pelos professores Rosi Maria Prestes, Alexandre Anderson dos Santos e Cleide do Nascimento.
“Nessa unidade curricular sempre realizamos uma atividade junto à comunidade do IFSC, seja alguma ação de prestação de serviço ou de apoio de parceria com entidades ligadas ao IFSC e que realizem atendimento às pessoas com deficiência”, afirma a professora Rosi.
Desta vez, a ação foi feito junto à AMA e envolveu os estudantes do módulo 7 do técnico integrado em Informática (ensino médio técnico). Atualmente, a AMA Oeste realiza atendimentos a mais de 130 crianças com autismo, sendo a maioria na faixa etária de 0 a 6 anos, dentro do programa de estimulação precoce. Também atende adolescentes por meio do Programa de Educação Profissional (PROEP), além de oferecer acompanhamentos especializados nas áreas de psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia para crianças de 0 a 18 anos.
Os recursos pedagógicos entregues pelo IFSC já estão sendo utilizados em atividades e têm feito diferença significativa nos atendimentos. "O tapete sensorial, por exemplo, tem sido usado no trabalho de regulação sensorial, auxiliando as crianças na percepção tátil e no reconhecimento de diferentes texturas. Entre os jogos, destacamos o jogo da bolinha, que tem sido uma ferramenta importante para trabalhar coordenação motora, pareamento e atenção com os pequenos, e o jogo Kojo, utilizado com os adolescentes, que exige concentração, raciocínio lógico e tomada de decisões, estimulando de forma lúdica funções cognitivas mais complexas", relata a orientadora pedagógica da AMA Oeste, Vivian Schllosser.
Segundo a orientadora pedagógica, esses materiais contribuem diretamente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais, favorecendo a concentração e ampliando as possibilidades de intervenção de maneira significativa. "Acreditamos que parcerias como essa são fundamentais para fortalecer nosso trabalho e ampliar os resultados positivos no desenvolvimento das crianças que atendemos", relata Vivian.
"Nosso foco está em oferecer um atendimento individualizado de qualidade, centrado nas necessidades de cada criança, respeitando suas particularidades", afirma o diretor de Marketing e Tecnologia da AMA Oeste, Jozias Martini.
Ainda, a AMA Oeste foi presenteada com o desenvolvimento de um jogo de memória digital adaptado, criado especialmente para crianças autistas com diferentes níveis de sensibilidade. A aplicação permite personalizações com sons, estímulos visuais e níveis de dificuldade ajustáveis. "Em breve, será implantada nos sistemas da AMA, oferecendo às crianças uma ferramenta inclusiva para aprender, brincar e se desenvolver de forma mais acessível", afirma Jozias.
Além disso, a Liga dos Heróis, o sistema de voluntariado gamificado, recebeu atualizações feitas pelos alunos do IFSC. Foram criadas funcionalidades como uma loja de brindes para troca por pontos, um painel de impacto que valoriza a atuação dos voluntários, uma nova página explicativa do sistema e a possibilidade de enviar convites personalizados para expandir a rede de apoio.
"Ver jovens talentos contribuindo com tanta dedicação e propósito nos enche de esperança. Esses avanços não só fortalecem nosso trabalho, como prometem transformar a vida de muitas famílias, levando mais inclusão, autonomia e reconhecimento para crianças, voluntários e toda a comunidade da AMA Oeste", finaliza Jozias.