Fabricação Mecânica de Jaraguá do Sul recebe conceito 5

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 05 mai 2023 16:34 Data de Atualização: 02 jun 2023 19:24

Após 13 anos de oferta no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, o curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica recebeu, nesta semana, o conceito máximo na avaliação dos cursos de graduação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A notícia foi recebida com alegria pela comunidade acadêmica e se tornará, na avaliação da direção-geral, mais um diferencial no currículo dos estudantes do curso.

Segundo o diretor-geral do câmpus, Delcio Demarchi, desde a sua implantação em 2010 o curso vem recebendo melhorias. “As equipes internas vêm trabalhando nesse sentido, qualificando a oferta do curso e alinhando o perfil da formação com as demandas regionais”, destaca.

À frente da graduação em Fabricação Mecânica nos últimos quatro anos (abril de 2020 a abril de 2023), a professora Lidiane Gonçalves de Oliveira também comemorou a mudança de conceito 4 para conceito 5. Segundo ela, entre os fatores que permitiram a obtenção do conceito máximo estão, por exemplo, a estrutura do curso, os laboratórios equipados e adequados ao perfil do curso e um setor pedagógico atuante e com várias frentes: pedagoga, assistente social, psicólogo e demais técnicos-administrativos.

Além disso, são diferenciais da formação nos cursos do IFSC a existência de um corpo docente capacitado, com muitos mestres e doutores, inclusive com dedicação exclusiva, e o incentivo institucional por meio de editais voltados à pesquisa e à extensão. “Nossa, temos muita coisa boa”, finaliza Lidiane.

Por fim, o diretor-geral lembra da importância do envolvimento das pessoas para que reconhecimentos como este sejam alcançados na instituição. “Essa qualidade tem muito a ver com os servidores, que se dedicam ao máximo para que o curso seja de qualidade e entregue aos estudantes uma formação adequada. E aí entram, inclusive, grupos como o colegiado do curso e o Núcleo Docente Estruturante [NDE]”, indica Delcio.

Efeito dominó

O diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau avalia, ainda, que a nota máxima recebida pela Fabricação Mecânica gera um efeito positivo sobre todos os demais cursos da unidade. “Como nós estamos atuando numa instituição de ensino que tem diversos cursos, o resultado de um curso reflete nos demais, pois o grupo todo de servidores, mesmo aqueles não envolvidos diretamente com a Fabricação Mecânica, acaba se sentindo motivado com uma notícia assim e recebe novos estímulos para melhorar constantemente”, explica.

Clique aqui e acesse a página do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU