ENSINO Data de Publicação: 14 ago 2020 19:45 Data de Atualização: 14 ago 2020 19:57
O IFSC e a Prefeitura de São Lourenço do Oeste irão ofertar nove oficinas para jovens. Todas serão on-line, terão tradução para Libras e serão realizadas uma vez por semana, entre 14 de setembro e 23 de novembro. As inscrições serão anunciadas em breve e, neste momento, serão voltadas aos jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF).
O projeto "Orientação profissional para Jovens" está saindo do papel com auxílio do IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste e das Secretarias de Assistência Social e de Educação do Município. O objetivo é o de melhoria do desempenho pessoal e profissional desses jovens frente ao mercado de trabalho, bem como de contextualizar a realidade na qual estão inseridas as organizações empregadoras da região.
Desta forma, as oficinas irão abordar temas como: elaboração de currículo, marketing pessoal, entrevista de emprego, ferramentas colaborativas, redação de relatórios técnicos, segurança no trabalho, entre outros. “Além de discutir com os jovens como pleitear uma vaga para o primeiro emprego, as oficinas também abordarão orientações de como se destacar no emprego”, destaca a professora do IFSC Mariene Morona, coordenadora do projeto.
Devido ao contexto da pandemia, todas as atividades serão realizadas por webconferência, e os materiais disponibilizados aos estudantes pelo ambiente virtual de ensino e aprendizagem do IFSC (Moodle).
Detalhes da parceria
A parceria entre IFSC e Prefeitura prevê a realização de diversas ações. Nesta semana, os representantes do IFSC e da Secretaria de Assistência Social do município e as equipes do CRAS e CREAS definiram os primeiros passos do projeto, como a realização das oficinas. Também apresentaram uma consulta feita junto aos jovens, e cerca de 30 jovens têm acesso à internet e a um celular para participar, o que viabiliza a execução dessa primeira versão do projeto.
“A estratégia utilizada vem ao encontro das necessidades de preparação desses jovens num contexto social, econômico e sanitário muito difícil para o país. Neste cenário tão adverso que vivenciamos, temos que nos reinventar para atender a sociedade, e cumprir com nossa missão institucional”, afirma a chefe do Departamento de Ensino, professora Daiana Schmidt.