IFSC e Sebrae sinalizam parceria para criar modelo de extensão em empreendedorismo

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 set 2023 15:50 Data de Atualização: 06 out 2023 19:10

Com o objetivo de aproveitar a vocação de cada região, o IFSC será modelo de extensão para estudantes que queiram atuar como empreendedores. A reunião para a elaboração do Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae aconteceu nesta quinta-feira (21), com a presença do presidente da entidade, Décio Lima, em Brasília. Hoje, as potencialidades do estado estão em torno da produção têxtil, vestuário, tecnologia, química e indústria de base, além do turismo e da gastronomia.

A conversa com o Sebrae aconteceu durante viagem de gestores do IFSC a Brasília, para tratar de assuntos diversos com parlamentares de Santa Catarina, representantes dos ministérios da Educação, da Integração e Desenvolvimento Regional e visitas às embaixadas de Luxemburgo e da República Tcheca, Organização dos Estados Ibero-americanos e Empresa Brasil de Comunicação, além do próprio Sebrae.

O envolvimento do IFSC em projetos de empreendedorismo vem do intuito dos institutos federais de apoiar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. “Sabemos que temos a função de apoiar os jovens a conquistarem a sua cidadania, e o empreendedorismo é um caminho natural”, explicou Valter Vander de Oliveira, pró-reitor de Extensão e Relações Externa do IFSC. Para Valter, o IFSC e o Sebrae possuem missões muito semelhantes. “Iniciamos a elaboração dessa parceria que será modelo para o país. Com isso, vamos construir um projeto para toda a rede federal de educação. Ao ingressar no projeto, o aluno poderá vislumbrar oportunidade e contribuir para o país”, declarou.

Somente ano passado, 47 mil alunos passaram pelo IFSC. O acordo com o Sebrae vai mapear a vocação de cada região e, a partir disso, estabelecerá estruturas de trabalho que permitam o ingresso dos jovens universitários no mercado de trabalho. 

Para o presidente do Sebrae, como os institutos federais estão espalhados pelo estado, permitirá que os projetos de inclusão sejam desenvolvidos com excelência. “Poderemos potencializar os atos de cooperação junto aos institutos federais, atender à população local em sua vocação para o empreendedorismo. Com isso, iremos construir trabalho e oferecer perspectiva para a população”, afirmou.

Rotas de Integração Nacional e Amazônia Azul

Na viagem dos gestores do IFSC a Brasília esta semana, também foi realizado encontro no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para discutir projetos dentro das Rotas de Integração Nacional. Atualmente, o MDR, por meio da Coordenação-Geral de Sistemas Produtivos e Inovativos, trabalha 11 cadeias produtivas: a Rota do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado, e a Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A conversa envolveu também o edital Amazônia Azul, que vai selecionar projetos para o desenvolvimento sustentável da costa brasileira. O objetivo do edital é selecionar projetos que tenham como foco reduzir das disparidades econômicas e sociais no Brasil por meio do crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população da região costeira do País. As propostas devem ser enviadas, por meio do Sistema Eletrônico de Informações do MDR, até 10 de novembro.

Visitas e encaminhamentos

O pró-reitor Valter, o diretor do Câmpus Criciúma, Daniel Comin, e o do Câmpus Joinville, Maick Viana, estiveram na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), onde trataram de assuntos relacionados à implantação de rádios comunitárias. 

Nas visitas às embaixadas de Luxemburgo e da República Tcheca e na Organização dos Estados Ibero-americanos o objetivo foi estreitar o relacionamento para fomentar ações e projetos de internacionalização. “Todos se mostraram receptivos e discutimos ações futuras como parcerias e participações em editais de fomento. Essa missão teve como objetivo fortalecer nossas relações com legisladores, Buscar novos parceiros em projetos em todo o estado e apresentar o IFSC para as embaixadas buscando formas de viabilizar a internacionalização do IFSC”, destaca Valter. 

Também houve visita aos três senadores de Santa Catarina e diversos deputados para falar sobre emendas de bancada, emendas individuais e estreitamento do relacionamento com os parlamentares para participação em eventos dos câmpus. “O momento é propício para que mantenhamos o instituto como um dos caminhos prioritários das emendas de bancada, o que facilita a colocação de recursos de emendas dos parlamentares”, destaca o assessor de Relações Institucionais e parcerias do IFSC, Vinícius De Luca Filho.

Fizeram parte da comitiva do IFSC o pró-reitor de Extensão e Relações Externas Valter Vander de Oliveira, o assessor Vinícius De Luca Filho, os diretores de câmpus Daniel Comin (Criciúma), Maick Viana (Joinville), Micheline Sartori (Garopaba), Ana Paula Kuczmynda da Silveira (Gaspar), Danielle Ullrich (Caçador), Diego Albino Martins (São Miguel do Oeste), Luiz Fernando Pozas (Itajaí), Tiago Semprebom (São José), Joel José de Souza (Canoinhas), José Roberto Machado (Jaraguá do Sul – Centro), Delcio Luís Demarchi (Jaraguá do Sul – Rau) e Ricardo Zanchett (Xanxerê).

INSTITUCIONAL