IFSC Sustentável realiza ações em setembro

EVENTOS Data de Publicação: 28 set 2022 09:34 Data de Atualização: 28 set 2022 09:39

Durante o mês de setembro ocorreram diversas ações no Câmpus Xanxerê em alusão ao dia da árvore e a chegada da primavera. Dentre as atividades estão o plantio de 12 mudas de arbustos pingo de ouro em frente ao Bloco III para reposição de mudas sem recuperação, e mais 18 mudas de flores kalanchoe de cores diversas, no canteiro próximo à entrada do Bloco I.

Outra ação, aberta à comunidade, contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, e distribuiu mais de 100 mudas de árvores nativas como ipê, canela, olho de pombo, araçá e pitanga.

As atividades foram organizadas pela Comissão IFSC Sustentável com o objetivo de conscientizar a respeito da preservação das árvores. Uma das integrantes da comissão, Thaise Orso, explica: “As plantas têm a capacidade de expressar nossos sentidos e emoções, e é difícil ficar indiferente perante a sua presença e ao seu bem estar. Estar perto de plantas ajuda a melhorar a concentração em casa e no local de trabalho. Estudos mostram que as tarefas realizadas sob a influência calmante da natureza são realizadas melhor e com maior precisão, produzindo um resultado de maior qualidade. Além disso, estar ao ar livre em um ambiente natural pode melhorar o desempenho da memória e a capacidade de atenção em 20%”.

O projeto ainda prevê a instalação e substituição de limitador de grama, manta geotêxtil e pedras cascalho de rio para cobertura e ornamentação nos ambientes em que foram plantadas as mudas de flores moréia branca e mais pingo de ouro, além da revitalização de vasos de plantas distribuídas nos espaços entre os blocos do câmpus.

EVENTOS CÂMPUS XANXERÊ