IFSC vai implementar modelo único de identificação estudantil

AVISOS Data de Publicação: 18 mai 2023 16:37 Data de Atualização: 05 jun 2023 15:44

O IFSC irá adotar um modelo único de identificação estudantil para todos os câmpus. O documento, que vai reunir informações pessoais dos estudantes, foto e QR code para validação, ficará disponível para download ou impressão por meio do portal discente do Sigaa. Atualmente, já é possível gerar uma versão para o celular ou um pdf para impressão no computador, mas o QR Code gerado ainda não tem funcionalidade.

Para acessar a identificação digital no Sigaa, é preciso ir na aba Ensino e então selecionar "Id Estudantil".

A diretora de Ensino do IFSC, Juliana Almeida Coelho de Melo, explica que a demanda por uma identificação institucional para os estudantes partiu da própria comunidade escolar, sobretudo após os episódios recentes de violência em escolas. Ela ressalta que o documento não terá valor legal fora da instituição – como comprovação de meia-entrada em eventos, por exemplo –, servindo apenas como identificação oficial dos alunos e alunas dentro do IFSC. O principal objetivo é disciplinar e facilitar o acesso às dependências dos câmpus e a serviços dentro da instituição.

Antes da implementação da identificação, Juliana lembra que é importante que os estudantes procurem atualizar seus dados pessoais e fotos no SIGAA. 

O projeto da identificação estudantil foi desenvolvido por servidores da Diren, da Diretoria de Comunicação (Dircom) e do Departamento de Sistemas de Informação (DSI).


 

AVISOS