CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 15 fev 2022 10:58 Data de Atualização: 15 fev 2022 11:09
Começou nesta terça-feira (15) o período de inscrições para os cursos superiores do IFSC pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até sexta (18), candidatos que realizaram a prova do Enem de 2021 poderão se inscrever para as 120 vagas disponíveis em três cursos do Câmpus Canoinhas: bacharelado em Agronomia (40 vagas), tecnologia em Alimentos (40) e tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40). Todos os cursos do IFSC são gratuitos.
Podem se inscrever candidatos que tenham participado da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham zerado na prova de redação. Quem prestou o Enem apenas como “treineiro” não pode participar.
O candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas, indicando a instituição, local de oferta, curso e turno que pretende estudar. No ato da inscrição, o candidato deve também indicar se pretende concorrer pelo sistema de cotas, que reserva vagas para egressos de escola pública e políticas de ações afirmativas.
- Saiba mais sobre o sistema de cotas no IFSC clicando aqui
- Faça nosso quiz e descubra se você pode concorrer pelo sistema de cotas
Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do Sisu. O resultado será divulgado em chamada única no dia 22 de fevereiro, na página do Sisu. A matrícula dos aprovados será entre 23 de fevereiro e 8 de março.
No Edital 14/2022/1 do IFSC constam as normas internas para o processo seletivo dos cursos superiores, além da relação completa dos cursos e vagas disponíveis. O Edital 02/2022 do MEC, com as normas desta edição, foi publicado em 18 de janeiro.
Nossos cursos
Agronomia – 40 vagas
- Carga horária: 4.120 horas/aula
- Duração: 10 semestres
- Turno: integral (com a maioria das aulas no período matutino)
- O curso prepara o profissional para atuar em diversos segmentos do setor agropecuário, com conhecimento em sistemas de produção vegetal e animal e em preservação ambiental. O engenheiro agrônomo está habilitado para produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e demais produtos agropecuários, além de projetar, coordenar, fiscalizar e assessorar projetos agropecuários, aplicando padrões e medidas de padronização e qualidade estabelecidas pela legislação. Além disso, também poderá realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, sempre visando a promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário com a utilização de estratégias de gestão e tecnologias adequadas para o empreendimento rural, considerando a realidade social de onde serão aplicadas.
Alimentos – 40 vagas
- Carga horária: 2.760 horas/aula
- Duração: 6 semestres
- Turno: noturno
- O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuação em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades. O tecnólogo em alimentos pode atuar em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos da indústria alimentícia e de bebidas, da agroindústria e do comércio de alimentos; pode realizar e supervisionar análises microbiológica, bioquímica, físico-química, microscópica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos, bebidas e seus subprodutos; pode coordenar programas controle e gestão da qualidade, bem como desenvolver, implantar e executar processos de melhorias na industrialização de alimentos. Além disso, está habilitado para realizar vistoria, perícia, avaliação, emissão de laudo e parecer técnico na área de formação.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas
- Carga horária: 2.000 horas/aula
- Duração: 6 semestres
- Turno: noturno
- O tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.