Laboratório de Pedagogia Bilíngue desenvolve e compartilha materiais didáticos

EXTENSÃO Data de Publicação: 17 mai 2023 14:04 Data de Atualização: 17 mai 2023 20:53

O Laboratório de Pedagogia Bilíngue Libras/Português (Lapebi) do Câmpus Palhoça Bilíngue, além de um apoio para os alunos do curso de Pedagogia Bilíngue para práticas interdisciplinares e estágios, também serve como repositório de materiais didáticos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e brinquedoteca.

O Lapebi foi criado em 2019, porém, durante a pandemia de Covid-19, teve suas atividades limitadas. Os materiais didáticos foram sendo criados pelos alunos do curso com recursos de editais do Câmpus e doações. Atualmente, os alunos da graduação continuam produzindo materiais que são utilizados pelos usuários do próprio laboratório – crianças que visitam o câmpus, da comunidade externa ou filhos de servidores e alunos. Os materiais também são levados pelos estudantes para estágios nas escolas do município.

A professora responsável pelo Lapebi, Débora Casali, explica que o Laboratório é um projeto de Extensão do câmpus, voltado ao ensino de Libras para crianças, tanto surdas quanto ouvintes. “O objetivo é que todos aprendam Libras”, destaca. 

Assim, o Lapebi é uma brinquedoteca que serve de suporte para diversas atividades realizadas no Câmpus Palhoça Bilíngue, como o IFSC Brincando, evento realizado esporadicamente aos sábados, quando o câmpus abre as portas para a comunidade externa. Também recebe visita de escolas, mediante agendamento, além de filhos de estudantes e servidores. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 14h15 às 18h15.

Mercadinho Bilíngue para aprender números e operações matemáticas. Fotos: Yuri Souza de Pinho

O espaço também conta com o “Mercadinho Bilíngue”, no qual as crianças aprendem os números e operações matemáticas de forma lúdica. Além disso, o curso está criando uma nova ação: um grupo de crianças surdas de até cinco anos para aprender Libras com os recursos disponíveis no laboratório. 

Móveis estimulam desenvolvimento infantil

Ainda em 2019, por meio de uma parceria do Câmpus Palhoça Bilíngue e do curso superior de tecnologia em Design do Câmpus Florianópolis, foram criados móveis e brinquedos específicos para o Lapebi. 

A diretora geral do Câmpus Palhoça Bilíngue, Eliana Cristina Bär, explica que a partir de conversa do câmpus, os alunos de Design desenvolveram um Projeto Integrador (PI) utilizando a metodologia Pikler: uma abordagem pedagógica voltada para bebês e crianças pequenas. Assim, conseguiram criar móveis que estimulassem o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além da autonomia das crianças.

 

Móveis confeccionados com a metodologia Pikler
 


 

EXTENSÃO CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE