Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão recebe reconhecimento do MEC

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 05 jul 2023 14:52 Data de Atualização: 05 jul 2023 15:52

O curso de Licenciatura em Matemática (EaD) do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação. A visita virtual foi realizada na semana passada, entre 28 e 30 de junho e o resultado foi informado à coordenação do curso nesta quarta-feira (5). O conceito é considerado de excelência e indica que o curso atende os critérios de qualidade exigidos pelo MEC.

O Conceito de Curso (CC) é uma nota gerada após a visita dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, nos processos de reconhecimento ou renovação do reconhecimento dos cursos e tem caráter permanente. A avaliação leva em conta a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial, e a infraestrutura. A cada uma das dimensões é atribuída uma nota, de 1 a 5, e os três conceitos são usados para calcular o conceito final do curso.

O CC garante ao estudante que seu curso está amparado por uma instituição com boa metodologia, suporte pedagógico de qualidade e corpo docente qualificado, demonstra que o curso cumpre os requisitos exigidos pelo MEC, no caso das notas iguais ou maiores que 3, e permite que o diploma tenha valor nacional.

A comissão que avaliou o curso de Licenciatura em Matemática realizou entrevistas e reuniões virtuais com a direção do Câmpus Tubarão, com a coordenação do curso, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), professores e estudantes. Além disso, analisaram previamente a documentação enviada pelo curso e conheceram a infraestrutura da instituição. O conceito final do curso ficou em 4,05, considerado de excelência.

“Avaliamos a nota como positiva considerando que o curso passou por uma mudança significativa no Projeto Pedagógico no último no ano e a avaliação de reconhecimento aconteceu concomitantemente à implementação da oferta no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o que está sendo bastante desafiador a toda equipe do curso, considerando a organização para possibilitar encontros presenciais semanais simultâneos para estudantes em cinco polos de apoio presencial espalhados pelo estado com auxílio da equipe formada pelo corpo docente de referência do Câmpus, professores formadores selecionados por edital específico, equipe multidisciplinar responsável pela qualidade do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem e também dos tutores que fazem a mediação com os estudantes nos polos”, afirma o professor Gustavo Berti, coordenador do curso.

Na modalidade a distância, o curso de Licenciatura em Matemática iniciou com a primeira turma em 2020. Projetado inicialmente para ser realizado em parceria com outros câmpus do IFSC, o curso teve seu projeto pedagógico alterado e passou a ofertar, no começo de 2023, vagas nos polos de apoio presencial da UAB localizados em Balneário Piçarras, Itapema, Ponte Serrada, Pouso Redondo e Tubarão. No final deste ano, ocorre a primeira formatura do curso, com estudantes que iniciaram em 2020. Com 40 vagas para cada polo UAB, o curso tem duração de oito semestres, aulas no período noturno e encontros semanais presenciais às quintas.

ENSINO INSTITUCIONAL CÂMPUS TUBARÃO