EVENTOS Data de Publicação: 17 set 2025 11:09 Data de Atualização: 10 out 2025 19:48
Os seis câmpus do IFSC que possuem cursos de licenciatura fizeram um compartilhamento de experiências durante o 7º Seminário Institucional de Iniciação à Docência (SIID), realizado em 12 e 13 de setembro no Câmpus São José. As práticas exitosas foram expostas em apresentações no auditório do câmpus, com transmissão pelo canal do IFSC no YouTube (veja cada apresentação nos vídeos ao longo deste texto).
A experiência apresentada pelo Câmpus Tubarão abordou como a prática como componente curricular (chamada de “PCC”) é um diferencial das licenciaturas. O exemplo utilizado foi o do curso de licenciatura em Matemática do câmpus, oferecido a distância para cinco polos em Santa Catarina, e como o corpo docente adaptou a PCC para a modalidade EaD.
Na sequência, a experiência apresentada foi a do curso do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) do Câmpus Palhoça Bilíngue, com destaque para os estágios curriculares. Neles, os estudantes do câmpus devem desenvolver ações bilíngues nos locais onde estagiam, como ensinar a língua brasileira de sinais (Libras) às crianças, promover atividades de conscientização sobre a cultura surda e integrar Libras ao cotidiano escolar.
O curso de licenciatura em Física do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro apresentou a experiência da unidade curricular de Princípios das Ciências (PCI), destacando sua trajetória, reestruturações e impacto na formação docente. Essa unidade passou a ter um papel fundamental para apresentar aos estudantes uma visão integrada das ciências da natureza e do perfil docente esperado. Saiba mais sobre a participação de estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro no evento.
A experiência apresentada pelo Câmpus São José teve como foco os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Química. São quatro estágios ao longo do curso, cada um com objetivos próprios e acompanhados por duas professoras (uma da área de Pedagogia e outra da área de Química), garantindo uma visão ampla da formação docente. No curso, o estágio é entendido como tempo e espaço de formação profissional, sendo uma experiência formadora e transformadora.
A apresentação do curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá teve como foco uma reflexão sobre o Laboratório Didático de Física. O professor responsável, Bruno Leal Dias, explicou que sua fala não seria para exaltar práticas exitosas, mas para levantar questões e promover um debate sobre a estrutura e o papel do laboratório no curso. Ele destacou que os estudantes têm papel ativo na criação de equipamentos e práticas para o laboratório, inclusive transformando o espaço em um mini museu de ciências que recebe escolas da região.
Por fim, a licenciatura em Química do Câmpus Criciúma destacou o Laboratório Aberto Interdisciplinar Canto da Horta (Laich) como uma experiência exitosa de formação docente. O projeto nasceu de uma problematização sobre o destino dos resíduos orgânicos no câmpus, resultando na implementação de uma composteira termofílica inspirada em modelo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa foi se expandindo ao longo dos semestres consolidou-se como um ambiente vivo de aprendizagem, extrapolando a sala de aula e integrando ensino, extensão e pesquisa.
O seminário terminou com a leitura de uma carta aberta do Fórum Permanente das Licenciaturas do IFSC. O documento manifesta a rejeição à Resolução CNE 04/2024, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece novas diretrizes para a formação de professores no Brasil, e solicita sua revogação, com a abertura de espaços democráticos e participativos para a reavaliação das diretrizes curriculares da formação de professores no Brasil.
Licenciaturas têm vagas abertas
Quem quer estudar em um curso de licenciatura do IFSC tem a oportunidade de fazer isso por meio do vestibular unificado IFSC/UFSC/IFC, que está com inscrições abertas até 8 de outubro. Todas as seis licenciaturas já existentes e mais um novo curso, o de Letras Inglês/Português do Câmpus Chapecó, estão com vagas abertas.
-> Veja mais informações sobre o vestibular unificado