ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 19 nov 2023 16:20 Data de Atualização: 19 nov 2023 17:41
Cerca de 7 mil estudantes participaram do exame de classificação do ensino médio técnico do IFSC neste domingo (19). Estão sendo realizadas provas em 13 câmpus: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul – Centro, Joinville, Palhoça Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
No Câmpus Itajaí, devido ao mau tempo, não haverá prova hoje, mas no próximo domingo, dia 26 de novembro.
O índice de abstenção geral foi de 12,4%. Dos 6.866 candidatos inscritos, 854 não compareceram para fazer a prova. A maior abstenção foi no Câmpus São José, com 19% dos candidatos ausentes.
O Câmpus Florianópolis, que teve o maior número de inscritos, 1.982, teve abstenção de 14,3%. As provas foram realizadas na UFSC. Os câmpus com menor abstenção foram São Miguel do Oeste e Xanxerê, com 6,7%.
-> Confira os índices de abstenção de todos os locais de prova
Gabarito preliminar sai ainda hoje
O gabarito preliminar será divulgado ainda hoje, a partir das 19h, no Portal do IFSC. Os alunos poderão interpor recurso, de acordo com as orientações do Edital 05/Deing/2024/1.
A divulgação do gabarito definitivo será dia primeiro de dezembro e a divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada e lista de espera está prevista para dia 6 de dezembro, a partir das 18h.
-> Veja a relação candidato/vaga de todos os cursos
Candidatos avaliam a prova
Este ano, a prova foi composta por 24 questões, sendo 8 de Matemática, 8 de Língua Portuguesa e 8 de Ciências Humanas. A prova iniciou-se às 14h, e os alunos puderam sair a partir das 15h30.
A estudante Isabel Ávila Lohn considerou a prova de Matemática a mais difícil. “Caíram muitos conteúdos que eu nunca tinha visto”, conta. A mesma opinião teve o estudante Vinícius Barcelos, 14 anos. “Português estava fácil e Matemática estava difícil”, diz. O amigo, Vítor Gergull, 15 anos, achou a prova fácil, ele conseguiu fazer todas as questões em uma hora e meia. “Deu tempo de fazer tudo, pensei que ía estar mais complicado”, afirma. Vinícius e Vitor fizeram a prova para o mesmo curso, Edificações, no Câmpus Florianópolis.
Amigos e família no IFSC
Os amigos Daniele dos Santos e Mateus Porto, 15 anos, fizeram a prova para o curso técnico integrado em Edificações do Câmpus Florianópolis. Eles conheceram o IFSC por meio da escola onde estudam. “Minha mãe também sempre quis que eu estudasse no IFSC”, conta Daniele.
Kely Luiz e Bayard Martins são pais de Eduardo, 15 anos, e Benjamin, 12. Eles se conheceram no IFSC, ainda na época do Cefet, quando cursavam Design. Hoje vieram acompanhar o filho, Eduardo, que está fazendo a prova para o curso técnico integrado em Mecatrônica. “Ele está confiante. A escola que ele estuda, que é da prefeitura, falou bastante sobre a prova. Ele também fez provas antigas. Está bem preparado, a preocupação é o emocional”, explica Kely. “Os pais estão mais ansiosos”, diz.
O pai explica que Eduardo já fez provas da Olimpíada de Matemática, mas o exame de classificação é a primeira prova de classificação que o filho vai participar. “O que está em jogo é bem diferente, é onde ele vai estudar”, explica. Daqui a dois anos será o irmão, Benjamin, que fará a prova.