EVENTOS Data de Publicação: 09 out 2025 15:50 Data de Atualização: 10 out 2025 18:39
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promove no próximo dia 13 de outubro o evento “Práticas Inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica”. A atividade ocorre a partir das 13h30, no auditório do Câmpus Florianópolis do IFSC, com transmissão ao vivo pelo canal do câmpus no YouTube. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar das discussões, e as inscrições estão abertas através do link https://bit.ly/inclusaoEPT.
Reflexão e Construção Coletiva
Segundo a coordenadora do evento, professora Gislene Miotto Catolino Raymundo, a iniciativa já acontece há alguns anos, vinculada às disciplinas obrigatórias do curso ProfEPT no segundo semestre e busca envolver tanto estudantes quanto docentes na elaboração e debate sobre práticas inclusivas. “Sempre temos os nossos estudantes do mestrado envolvidos, não só assistindo, mas participando da elaboração, buscando identificar quais são as lacunas existentes nesse processo formativo”, explica a professora.
Ela destaca o desafio da inclusão na educação profissional: “A gente sabe que hoje enfrenta o desafio de atender estudantes, principalmente na educação profissional e tecnológica, onde é necessário formar técnica e profissionalmente. E, como fazer isso com estudantes que necessitam de atendimento especializado e de um olhar humano e especializado?”, provoca a professora.
Ouça essa reportagem no podcast "IFSC em Pauta":
Estrutura e Palestrantes
O evento será dividido em dois blocos com quatro horas de carga horária total. No primeiro bloco, professores e pesquisadores convidados compartilharão estudos e práticas. “Teremos a professora Andreia Pedrinho, que vai relatar sua trajetória como professora autista, e a professora Daiana Zanelato dos Anjos falando sobre design universal para aprendizagem. São profissionais que vivem a inclusão na prática e vêm compartilhar experiências que muitas vezes não estão nos livros”, ressalta a coordenadora.
No segundo bloco, as egressas do ProfEPT, Nilva Ins Turatti e Isabel Nazar Campos, apresentarão produtos educacionais desenvolvidos para promover inclusão. Nilva abordará a superação de dificuldades no percurso formativo, enquanto Isabel relatará sua pesquisa com mulheres em vulnerabilidade social e processos de migração, destacando a importância de se dar voz e visibilidade a diferentes realidades.
Impacto e Convite à Comunidade
A professora Gislene reforça que o evento busca sensibilizar todos para a escuta e o atendimento das necessidades de diferentes sujeitos: “Desejamos sensibilizar a comunidade interna e externa para ter esse olhar sensível, porque todos têm direito à educação, ao atendimento especializado e à valorização de seus saberes,” afirma.
Ela também lembra que o mestrado ProfEPT integra uma rede nacional, com mais de 40 institutos federais, e que a transmissão online possibilita a participação de inscritos de diversas regiões do país. Por fim, faz um convite: “A comunidade é muito bem-vinda. Como instituição pública, estamos sempre de portas abertas para compartilhar práticas com olhar especial, estudando como atender melhor, de forma humanitária e profissional, aqueles que necessitam de toda nossa atenção e dedicação”.
Informações do Evento
• Data: 13/10/2025, das 13h30min às 17h30min
• Local: Auditório do IFSC Câmpus Florianópolis (com transmissão pelo YouTube)
• Inscrições: https://bit.ly/inclusaoEPT
• Público-alvo: Estudantes do mestrado ProfEPT, servidores do IFSC, comunidade externa, especialmente professores da educação básica, profissional e superior
• Carga horária: 4h em dois blocos