Parceria entre IFSC e empresa gaúcha receberá recursos para solução inovadora em soldagem

INOVAÇÃO Data de Publicação: 12 mai 2023 16:06 Data de Atualização: 02 jun 2023 19:23

A parceria entre o IFSC e a empresa Powermig Automação e Soldagem Ltda é uma das propostas aprovadas em 2023 para receber recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Pela proposta, a Powermig vai desenvolver um sistema inovador de manufatura aditiva, por meio de integração de tecnologias patenteadas pelo IFSC. O sistema diz respeito ao resfriamento de cordões de solda para soldagem de metais utilizando ar comprimido, o que resulta em maior agilidade e maior produtividade em processos de solda no ambiente industrial.

Este é um dos dois projetos aprovados pela Finep este ano, entre as 47 propostas recebidas. Dos R$ 75 milhões destinados ao programa de Subvenção Econômica de Fluxo Contínuo, cerca de R$ 3 milhões serão destinados à parceria IFSC e Powermig.

O professor Erwin Werner Teichmann, do Câmpus Florianópolis, explica que a parceria entre o IFSC e a Powermig, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, nasceu de um convite feito ao professor universitário e coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Mairon Figueiredo Marques, para que participasse das bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de dois alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis. Na época, Mairon ficou interessado nos projetos do IFSC e convidou os dois formandos para atuarem na empresa.

Desenvolvimento tecnológico e oportunidade aos estudantes

A Powermig é representante exclusiva no Brasil da Panasonic Robótica, com 16 anos de presença no mercado de células robotizadas de soldagem. Recentemente foi comprada pela multinacional dos Estados Unidos Lincoln Electric e está se preparando para a internacionalização, passando a atuar também no México.

O diretor de P&D da Powermig, Mairon Figueiredo Marques, explica que a empresa sempre buscou proximidade com universidades e centros de pesquisa. Quando esteve no IFSC, ficou impressionado com a estrutura física do Câmpus Florianópolis, os profissionais da instituição e a capacidade teórica e prática dos estudantes.

Sobre o projeto em parceria com o IFSC, afirma que a empresa será beneficiada com o know how da instituição, além de estar mais próxima de potenciais novos contratados, em um setor carente de profissionais qualificados, como a manufatura aditiva. “Com a capacidade da indústria para identificar demandas do mercado, o conhecimento das universidades, como o IFSC, e o subsídio do governo, consegue-se uma combinação muito boa para trazer tecnologia para o desenvolvimento da sociedade”, destaca.

O projeto prevê a troca de conhecimentos entre a empresa e o IFSC, com o intercâmbio de profissionais entre Florianópolis e Caxias do Sul. Segundo o professor Erwin, a parceria prevê que a Powermig desenvolva a tecnologia já patenteada pelo câmpus. Em contrapartida, o IFSC receberá equipamentos e recursos para contratação de bolsistas para o projeto, que tem duração prevista de dois a três anos. “É uma oportunidade incrível para os alunos, para aprendizado, ter contato com novas tecnologias e até oferta de empregos. Para o IFSC, é uma maneira de contar com equipamentos que servirão também para outras oportunidades de desenvolvimento”, destaca o professor.

INOVAÇÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS