Pesquisa mostra que inflação dos alimentos reduziu em 2,5% em janeiro em comparação a dezembro

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 14 fev 2023 14:47 Data de Atualização: 14 fev 2023 15:08

Levantamento feito em três supermercados de Blumenau, sendo um atacadista e dois varejistas, mostra que a inflação dos alimentos reduziu em 2,5% em janeiro em comparação ao mês de dezembro. A pesquisa levou em consideração o menor preço encontrado de 37 itens de higiene, limpeza e alimentos levando em consideração a mesma pesagem e características dos produtos. Os dados fazem parte da pesquisa “Análise de variação de preços de cesta básica de Blumenau” que analisa todos os meses a variação dos produtos. O levantamento é coordenado pelo professor Edmundo Pozes e conta com o apoio do servidor Filipe Bernardes e da estudante do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Câmpus Gaspar Dieny Samara.  

Os produtos que mais contribuíram para essa queda foi o absorvente feminino (que teve uma redução de preço de cerca de 50%), álcool, alho, arroz, café, cebola, extrato de tomate, feijão, farinha de milho, laranja, margarina, palha de aço e xampu. “Em dezembro é comum, por conta do 13º salário, que haja um aumento no preço dos produtos e no mês seguinte os preços caem. O fato também de que muitos moradores de Blumenau saem de férias no mês de janeiro e costumam se deslocar para a praia, pode ter feito com que houvesse uma diminuição na demanda dos produtos e isso fez cair os preços”, explica o professor Edmundo Pozes. 

Clique aqui e confira os dados e os gráficos da pesquisa de janeiro de 2023. 

A pesquisa é realizada todos os meses e os dados são divulgados a partir do dia 12 de cada mês nos meios de comunicação do Câmpus Gaspar.  
 

CÂMPUS GASPAR PESQUISA