Professores lançam e-books gratuitos para gestores de cervejarias e de hostels

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 06 jun 2023 18:49 Data de Atualização: 16 jun 2023 18:45

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento do Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis: adaptação dos indicadores do Tourqual para a melhoria dos serviços de visitação nas cervejarias da região”, do Câmpus Florianópolis-Continente, resultou em dois livros digitais (e-books) que estão disponíveis gratuitamente para leitura e download. As publicações foram lançadas em dois eventos realizados na tarde e na noite da última quarta-feira, 31 de maio, no câmpus.

O e-book Transformando cervejarias em produtos turísticos tem um título autoexplicativo. O objetivo dele é fornecer um guia para proprietários de cervejarias sobre como tornar seus estabelecimentos em locais atrativos para visitantes. “É um guia rápido e básico que vai dar ao cervejeiro orientação de por onde começar”, define o professor Tiago Savi Mondo, que coordenou o projeto de pesquisa e a produção dessa publicação. Para isso, são apontadas algumas necessidades de mudanças estruturais, de processos e de cultura.

“É um novo negócio. Quando a gente oferece um serviço [visitação], é uma lógica diferente de um produto [cerveja]”, comenta Tiago. Um serviço é “intangível, perecível, heterogêneo e simultâneo”, conforme escreveu o professor no e-book e, por isso, a cervejaria precisa ter uma visão diferente de produção, gestão e mercado para tornar-se um local de visitação. De acordo com o professor, existem cerca de 20 cervejarias na Grande Florianópolis e nenhuma mantém um programa permanente de visitação para turistas.

A publicação Receitas para harmonizar cerveja artesanal foi produzida por Tiago e pelo também professor do câmpus Tanes Kfouri, com colaboração dos estudantes Carlos Mateus de Oliveira Pires, Inaeh Espíndola Zanatta, Rafaela Barreto Sandrini, Richard Maske de Macedo e Solivan Alisson dos Santos, todos do curso superior de tecnologia em Gastronomia. São 10 receitas de pratos que harmonizam (combinam) com igual número de tipos de cerveja: American Pale Ale (APA), Black Indian Pale Ale (IPA), Blonde Ale, Brown Ale, Brown Porter, Catharina Sour, IPA, Pilsen, Red Ale e Stout. “Esse e-book tem como público-alvo quem gosta de cozinhar e quer conhecer mais sobre cerveja”, explica Tiago.

O projeto “Desenvolvimento do Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis” foi executado entre 2021 e 2023 teve apoio financeiro do IFSC e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Segundo Tiago, a ideia de criar os e-books derivados do projeto foi aproximar a produção acadêmica do público em geral, especialmente os proprietários de cervejarias, com uma linguagem mais acessível. “Às vezes o formato de um artigo científico não é instigante para um gestor de cervejaria, de restaurante ou de hotel, e o conhecimento que a gente gera não chega a eles. A ideia do e-book é usar uma linguagem mais simples e enxuta”, afirma.

Sustentabilidade em hostels

Junto com as duas publicações resultantes do projeto “Desenvolvimento do Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis”, foi lançado o e-book Hostels sustentáveis: um guia para a implementação de ações sustentáveis em hostels, também com título autoexplicativo. Essa obra é resultado de uma dissertação de mestrado que Tiago Savi Mondo orientou no mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e tem a também professora Kettrin Farias Bem Maracajá e a estudante Clara Vieira Ventura como coautoras.

O e-book é voltado para gestores de hostels (tipo de hospedagem com quartos compartilhados, também chamados de “albergues”), mas algumas das iniciativas podem também ser implantadas em hotéis.

PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE