Projeto de acompanhamento de frequência escolar busca prevenir a evasão escolar

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 31 mar 2023 09:27 Data de Atualização: 04 abr 2023 14:43

O acompanhamento e registro da frequência escolar do estudante é uma atividade cotidiana em toda instituição de ensino. Mas você sabia que fazer e responder a famosa “chamada” é muito mais importante do que se pensa? Além de ser uma necessidade legal prevista na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, o registro de frequência é critério para aprovação ou reprovação de um aluno e implica também na continuidade do recebimento de auxílios de assistência estudantil, por exemplo. E mais: quando se percebe por meio da chamada que um estudante não está frequentando as aulas, é possível agir para identificar os motivos e evitar a evasão escolar. 

Diante disso, a Pró-Reitoria de Ensino do IFSC (Proen) está desenvolvendo um projeto para aprimorar o acompanhamento diário da frequência estudantil nos cursos da instituição. O trabalho foi feito para atender uma demanda dos dirigentes de Ensino dos câmpus, que percebem a dificuldade de ter este acompanhamento de frequência no dia a dia. Desenvolvido pelas diretorias de Ensino (Diren) e de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), o projeto pretende estabelecer um fluxo de orientações sobre registro de frequência no Diário de Classe para os câmpus, implementar o fluxo de controle do registro de frequência dos estudantes e mobilizar a gestão dos câmpus a respeito das implicações legais, administrativas e pedagógicas relativas ao acompanhamento da frequência estudantil.

“O controle diário da frequência é um importante indicador que pode auxiliar professores, coordenadores e a instituição como um todo a traçar ações de retenção do estudante, uma vez que a baixa frequência pode ser um dos primeiros sinais de possível evasão”, destaca a diretora de Ensino do IFSC, Juliana Almeida Coelho de Melo. Ela ressalta ainda que o controle de frequência pode estimular a criação de vínculo entre os estudantes e docentes, além de servir como subsídio no planejamento das estratégias pedagógicas adotadas. “O nosso intuito é que professores, gestores e estudantes entendam que a chamada precisa ser feita não apenas porque é norma, mas que haja a conscientização da importância do controle e registro da frequência para a melhora da vida acadêmica e das políticas institucionais que subsidiam o ensino”, afirma Juliana.

A diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC, Sandra Lopes Guimarães, explica que o controle de frequência escolar deve ser feito em todos os cursos diariamente. O Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC (RDP) indica que o registro de frequência seja realizado no Sistema Acadêmico, o Sigaa. “A chamada registrada no Sigaa possibilita o acompanhamento e monitoramento da vida acadêmica do estudante por outros setores, bem como dá consistência às informações de relatórios”, destaca Sandra. 

Responsabilidade conjunta

Do ponto de vista legal e pedagógico, a chamada e seu registro são responsabilidades do docente em sala de aula. “Mas também é responsabilidade do coordenador de curso e da própria gestão dar suporte e atenção a essa atividade docente”, enfatiza Sandra. Cabe aos estudantes também acompanharem a sua frequência às aulas, conforme consta no RDP.

Para buscar essa conscientização de servidores e estudantes, o IFSC produzirá cartazes que serão colocados nas salas de aula e salas dos professores nos câmpus. A intenção é que alunos e professores lembrem-se sempre da necessidade de registrar a frequência em todas as aulas. 

INSTITUCIONAL