Propicie oportuniza conexões para estágios e empregos, segundo intercambista da Engenharia Civil

INTERNACIONAL Data de Publicação: 10 abr 2023 10:29 Data de Atualização: 10 abr 2023 15:42

“Profissionalmente, desejo criar conexões para futuras oportunidades de estágio e emprego em Portugal e também me capacitar nos diversos campos que o projeto está me proporcionando. Futuramente, talvez botar em prática muitos desses processos em pesquisas desenvolvidas no IFSC Câmpus Mauro Ramos”. Essas são as expectativas do estudante da 8ª fase de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis (localizada na avenida Mauro Ramos), Eduardo Abreu Girolimetto, que participa do programa de intercâmbio Propicie 19. O aluno cursa até junho próximo Tourism and Heritage Routes (Rotas do Turismo e do Patrimônio) no Instituto Superior de Engenharia do Porto – Instituto Politécnico do Porto (ISEP/IPP). 

Eduardo, que embarcou para Portugal em 9 de março passado, conta que está em processo de entendimento e aprendizagem das metodologias utilizadas na instituição com auxílio dos demais participantes, e com a leitura dos artigos publicados até então sobre o projeto "Tourism and Heritage Routes". “São necessários conhecimentos de programação, de pontos locais de visitação, históricos, praias, etc, e de análise de dados, que objetivam a criação de um sistema que, por meio da identificação da personalidade de cada indivíduo, defina os melhores pontos de visitação para um turista ou grupo. Estou, inicialmente, colaborando com a equipe no levantamento. Historicamente, é inegável a semelhança entre Portugal e o nosso país, porém ainda estou nos preparativos para provar a francesinha e o pastel de Belém, pratos tão representativos da cultura portuguesa!”, relata o futuro engenheiro civil. 

“A primeira impressão ao pisar em território Português foi de ‘estar em casa’”, diz Eduardo. Segundo ele, por ser uma cidade litorânea, Porto assemelha-se em diversos aspectos com Florianópolis, principalmente na região central e/ou mais próxima ao mar. “Vale destacar a Ponte de D. Luís, cartão postal da cidade e "irmã de aço" da nossa Ponte Hercílio Luz. Nos bairros mais afastados a sensação é de estar passeando nas cidades da serra Catarinense, como Lages e Urubici”, completa. 

Eduardo fala que a partir da etapa de entrevistas para a seleção ao intercâmbio é que a “ficha caiu” e que sobre a língua não houve muita preparação, pois iria para Portugal. “Mas o inglês segue sendo extremamente útil para realizar uma viagem internacional, principalmente se locomovendo dentro da Europa, em aeroportos, conseguindo informações etc”, adverte. 

A equipe do ISEP/IPP foi bastante receptiva desde sua chegada, segundo ele. “A Associação de Estudantes do ISEP tem um calendário agitado de eventos para interações sociais entre estudantes. Perdeu um? Já tem outro na mesma semana! Sei que a saudade dos amigos, da família e da rotina me acompanharão durante todo esse período. Mas as vontades de vivenciar, aproveitar e criar conexões, sejam acadêmicas ou não, me mantêm firme nessa jornada!”, destaca Eduardo. 

A companhia de Dayane Vieira (@daythayse) e Maria Eduarda Mendes, Duda (@duddaamendes), respectivamente alunas do IFSC, Câmpus Joinville e Gaspar, estão sendo essenciais para a sua adaptação, troca de experiências e aventuras pelo país. “Nessas primeiras semanas viajamos juntos até duas importantes cidades daqui, Coimbra e Braga, e a parceria não poderia ter sido melhor!”, afirma o estudante. 

Ele conta que sempre quis fazer intercâmbio. “Sempre foi um sonho! E acreditava que ficaria por lá mesmo. Desde muito cedo lembro de minha mãe falando sobre a experiência de intercâmbio que as universidades ofereciam - ela sequer citava um curso específico! - e como seria uma conquista não apenas pessoal, mas para toda a família. Sinceramente, como estou finalizando o curso (8ª fase), não imaginava mais que uma oportunidade assim se abriria, mas aqui estou em Porto pelo Propicie 19”, ressalta o aluno do Câmpus Florianópolis. 

INTERNACIONAL