EVENTOS Data de Publicação: 13 jun 2025 10:31 Data de Atualização: 13 jun 2025 11:37
Com quiz e muita reflexão sobre sustentabilidade, o Câmpus Xanxerê celebrou a Semana Mundial do Meio Ambiente 2025 entre os dias 02 e 06 de junho. A programação foi pensada para envolver a comunidade acadêmica e despertar sobre os desafios ambientais da atualidade, por meio de ações educativas e culturais organizadas pela Comissão IFSC Sustentável.
Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participaram do "quiz kahoot" premiado, com perguntas sobre a temática do meio ambiente global e a sustentabilidade. Os kits das premiações foram entregues para os primeiros, segundos e terceiros lugares das rodadas realizadas na manhã do dia 02 e na tarde do dia 05.
A principal atividade da semana foi o Cine Pipoca, com a exibição do documentário "Lixo Extraordinário", na tarde do dia 05 e na manhã do dia 06, em parceria com a professora de Artes Visuais, Judivânia Maria Nunes Rodrigues. As turmas dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participaram da ação no mini auditório do câmpus, com a contextualização do filme pela professora Judivânia e pipoca para animar a sessão.
O documentário lançado em 2010, dirigido por Lucy Walker e João Jardim, retrata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável no aterro sanitário de Jardim Gramacho (RJ), e aborda questões sociais, ambientais e artísticas relacionadas ao lixo e à reciclagem.
"A Semana do Meio Ambiente no espaço escolar promove a formação crítica e a produção de conhecimento, e tem a responsabilidade de fomentar o debate interdisciplinar sobre as questões ambientais", destaca a professora Andreia da Silva, coordenadora da comissão.
Ainda neste mês, a comissão tem previsto uma capacitação para comunidade acadêmica sobre a separação de resíduos sólidos, ação que inicia um programa que será encaminhado no câmpus para incentivar a reciclagem e permitir o tratamento adequado dos resíduos, reduzindo a poluição ambiental e a quantidade de lixo em aterros.
Maratona Tampinhas do Bem
Durante a Semana do Meio Ambiente, a Comissão ainda divulgou os regulamentos da "III Maratona IFSC Tampinhas do Bem" e do "III Concurso de Fotografia", disponíveis no site oficial.
A maratona de tampinhas tem o objetivo de coletar e destinar para reciclagem a maior quantidade possível de tampinhas plásticas arrecadadas, e se vincula à ação coletiva para combater a poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano. "A poluição plástica, incluindo a das tampinhas, é um problema ambiental crescente e com sérias consequências. As tampinhas descartadas incorretamente podem levar anos para se decompor, além de poluir o solo e a água, por isso a importância da reciclagem e do uso consciente dos materiais", explica a professora Andreia.
Concurso de Fotografia
O III Concurso de Fotografia tem por objetivo selecionar e premiar a melhor produção fotográfica, a partir da releitura da obra “Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor” (1940), da artista mexicana Frida Kahlo, ou da obra “Mulata Pombos e Paisagem” (1971), do artista modernista brasileiro Di Cavalcanti.
O concurso apresenta o tema "As diferentes faces da arte com as tampinhas plásticas", também uma parceria com a professora de Artes Visuais, Judivânia Maria Nunes Rodrigues. Entre os critérios para seleção da fotografia constam criatividade, semelhança com uma das obras e uso de tampinhas na maior parte da construção da imagem, sendo permitido complementar e fazer os detalhes com outros materiais recicláveis.
"A motivação do concurso é o documentário “Lixo Extraordinário”, escolhido para ser reproduzido com os estudantes e, assim, estimular a participação na competição e permitir o contato com práticas sustentáveis", finaliza a professora Andreia.