INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 ago 2023 16:21 Data de Atualização: 25 ago 2023 18:02
Inaugurado em 24 de agosto de 2006, o Câmpus Joinville completou 17 anos nesta semana. Para comemorar e relembrar a história do IFSC no município mais populoso do estado, a programação de aniversário teve lanche especial aos estudantes, apresentação cultural do grupo de dança da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos e homenagem aos servidores por tempo de exercício no IFSC e aposentadoria.
“É uma alegria ver o tamanho e a estrutura que o câmpus alcançou, de saber que é uma conquista que sempre almejamos muito antes de termos esta sede”, destaca professora Anna Geny Batalha Kipel. “Sou muito feliz em saber que fiz parte disso, desde o começo, quando nem tínhamos um local adequado e vivíamos a insegurança de podermos ser transferidas a qualquer momento”, conta professora Marcia Bet Kohls.
As lembranças das duas professoras de Enfermagem que se aposentaram neste ano remetem ao período anterior à inauguração do câmpus para reforçar a importância da obra e de toda trajetória do IFSC na cidade. “Não podemos esquecer o passado. Afinal, nossa história começou a ser escrita muito antes do dia da inauguração em 2006”, ressalta a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Dayane Clock Luiz.
Histórico
A trajetória da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em Joinville começou ainda em 1994, com a formalização de convênio com o Hospital Dona Helena para o funcionamento do curso técnico em Enfermagem, como extensão da Unidade Florianópolis. A primeira turma de alunos ingressou em 1995. Até a inauguração do câmpus, foram doze anos de mudanças de sede e muito trabalho pelo reconhecimento da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC).
Finalmente em 2006 e com o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), o câmpus localizado em área própria no bairro Costa e Silva iniciou com dois blocos e área construída de 1.467 metros quadrados. Atualmente, são 14.250 metros quadrados. E, além do pioneiro curso técnico em Enfermagem, tem cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica, técnicos concomitantes em Eletroeletrônica, Mecânica e Teatro, cursos superiores de Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Gestão Hospitalar e os últimos alunos de Mecatrônica Industrial. Tem ainda um núcleo de educação a distância para cursos de especialização.
“Pertencemos a um instituto que foi construído passo a passo”, destaca professora Marcia, que se aposentou com 26 anos de trabalho no IFSC. “Ver o reconhecimento dos alunos e saber que criaram uma identidade com o IFSC é motivo de orgulho”, enfatiza professora Anna, aposentada após 28 anos de docência na instituição.
Reconhecimento
“Mais que a quantidade de cursos e a estrutura que temos, é o impacto que o IFSC tem na população nosso maior motivo de comemoração”, ressalta o diretor do câmpus, Maick da Silveira Viana. “E são os servidores públicos, muitas vezes anonimamente, que exercem a nobre função de garantir que os direitos dos cidadãos sejam garantidos”, complementa professor Maick.
Representando os demais diretores e servidores do IFSC, o diretor do Câmpus Jaraguá do Sul – Rau, Delcio Luís Demarchi, esteve presente no evento de homenagem aos servidores. “É muito importante prestigiar estes momentos e destacar que são as pessoas que fazem a história do IFSC acontecer”, afirma.
“É uma simbologia muito grande comemorar cada ano e reconhecer as conquistas de cada dia, de quem faz parte do IFSC e trabalha para sermos ainda melhores”, fala o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Valter Vander de Oliveira, que participou da solenidade tanto como representante da Reitoria quanto professor e ex-diretor do câmpus.
Servidores homenageados
Aposentadoria:
- Anna Geny Batalha Kipel (28 anos de IFSC)
- Marcia Bet Kohls (26 anos de IFSC)
20 anos de exercício no IFSC:
- Debora Rinaldi Nogueira
15 anos de exercício no IFSC:
- Angela Morel Nitschke Dums
- Daniela Cristina Viana
- Edson Hiroshi Watanabe
- Ivandro Bonetti
- Joanara Rozane da Fontoura Winters
- José Adriano Damacena Diesel
- Josiane Steil Siewert
- Marcio Roberto Nunes
- Regeane Slomp
10 anos de exercício no IFSC:
- Anael Preman Krelling
- Carla Simone Leite de Almeida
- Caroline Orlandi Brilinger
- Daiane Vavassori
- Deili Juliana Schmidt de Schmid
- Fernanda Greschechen
- Geraldo Sales dos Reis
- Grasiela Lucia de Pinho
- Guilherme Dobrotinic Gonçalves
- Heverton Luis Pedri
- Josue Basen Pereira
- Juliana da Silva
- Jussiane Ribeiro da Luz
- Lukese Rosa Menegussi
- Raphael Henrique Travia
- Raquel Eugênio de Souza
- Samuel Ivan Kuhn
- Sérgio Cerutti
- Silvana Meira Duarte Pinto