Reditec Sul: dirigentes dos IFs reafirmam compromisso com a ciência e a inclusão

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 19 mai 2023 10:51 Data de Atualização: 30 jul 2023 22:22

Os desafios para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT) e o otimismo com o momento de retomada de investimentos foram temas de debate e reflexão durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais EPT da Região Sul (Reditec Sul). O evento aconteceu entre 15 e 17 de maio, no Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Com o tema “Novos tempos, novos rumos, a rede que queremos”, o encontro suscitou discussões que conduziram à elaboração da Carta de Camboriú, na qual os reitores, pró-reitores, diretores de câmpus e diretores sistêmicos das instituições da rede reafirmam seu compromisso com a ciência, a inclusão social, a qualidade da educação, o desenvolvimento sustentável, a autonomia dos sujeitos, o empoderamento e a participação social.

Leia a Carta de Camboriú

Para o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, o clima do encontro foi de otimismo e esperança. “O resultado da nossa participação foi muito positivo em função da troca de experiências, da riqueza dos debates e reflexões e da esperança de um novo tempo para as instituições da rede, com novos investimentos, após tantos anos de dificuldades”, avalia.

Gariba destaca a participação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em cujas falas ficou evidente a intenção do governo federal de, concomitantemente, consolidar e expandir a Rede. “Entendemos que é importante primeiro consolidar, para depois expandir, mas a sensação que ficou é que a intenção é um processo concomitante. Em razão disso, vamos fazer um estudo muito criterioso para identificar, com sensibilidade, as necessidades que precisam ser atendidas no IFSC e as potencialidades que temos”, disse o reitor.

Leia mais sobre a Reditec Sul 2023 no canal Diálogos com a Gestão

A próxima Reditec Sul será realizada no Câmpus Santana do Livramento do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul).


 

INSTITUCIONAL