INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 mai 2023 18:05 Data de Atualização: 16 mai 2023 18:11
Representantes do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina reuniram-se na sexta-feira, 12 de maio, com o secretário estadual de Educação, Aristides Cimadon. O encontro ocorreu na sede da Secretaria, em Florianópolis.
O assessor de Relações Institucionais e parcerias do IFSC Vinícius De Luca Filho representou o reitor Maurício Gariba Júnior. Também estiveram presentes o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza; Josefa Surek, pró-reitora de Ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC); Lucas Barchinski, diretor executivo do IFC, e o chefe de Gabinete da Reitoria da UFSC, Bernardo Meyer.
Pela secretaria de Educação participaram o secretário Aristides Cimadon e o diretor de Planejamento e Políticas Educacionais, Marcos Roberto Rosa.
A reunião teve como motivação apresentar o Fórum de Reitores ao governo estadual e falar sobre seus objetivos e estratégias. Também foram abordadas as possibilidades de colaboração entre as instituições de ensino e o governo estadual, que mostrou interesse em iniciativas voltadas para o ensino médio.
Segundo Vinícius DE Luca Filho, destaca a importância da reunião para tratar assuntos de interesse comum das instituições. “É importante para o IFSC reunir-se com representantes do poder público, outras instituições de ensino, entidades e iniciativa privada para compartilharmos objetivos”, destaca.
O Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de SC é formado pelos dirigentes máximos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Criado em 2013, o Fórum retomou suas atividades em fevereiro deste ano, com o propósito de atuar de forma integrada em defesa da universidade pública. As instituições integrantes do Fórum estão presentes em 39 cidades catarinenses e têm quase 120 mil alunos matriculados em cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Juntas, desenvolvem mais de 4 mil projetos de pesquisa e suas ações de extensão alcançaram um público de mais de 1,6 milhão de pessoas em 2022.