Semana de Enfermagem do Câmpus Joinville aborda valorização profissional, saúde dos trabalhadores e empreendedorismo

EVENTOS Data de Publicação: 11 mai 2023 16:56 Data de Atualização: 11 mai 2023 18:22

Em comemoração à Semana de Enfermagem, que começa no Dia do Enfermeiro (12 de maio) e termina no Dia do Técnico de Enfermagem (20 de maio), o Câmpus Joinville realiza um evento especial no próximo dia 17. O tema “Valorização do trabalho em Enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver” vai nortear a programação voltada a estudantes e servidores dos cursos técnico subsequente em Enfermagem e de bacharelado em Enfermagem, e aberta à comunidade.

“Para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar aos profissionais da enfermagem é preciso trabalhar em capacitações e troca de experiências que proporcionem conhecimento das alternativas existentes de cuidado e das possibilidades a serem exploradas também no mundo do trabalho”, enfatiza a organização do evento.

A comissão é formada pelas professoras de Enfermagem do Câmpus Joinville Marcia Bet Kohls, Vanderléia Muller Duarte e Joanara Rozane da Fontoura Winters e pelos estudantes Edson Fabricio de Souza Santos e Larah Giulia de Lima.

O evento acontece no auditório do câmpus e começa às 8h com a palestra “O empreendedorismo no Brasil”, com o professor Robson Cristhian Henkel, coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. Para colaborar na socialização dos conhecimentos sobre o tema, a enfermeira e proprietária de uma clínica de enfermagem e saúde dos pés, Rosangela Maria Zimmermann Schwarz, traz, na sequência, a palestra “Empreendedorismo na Enfermagem: uma experiência em podiatria clínica”.

Às 14h, professora Vanderléia abre a programação da tarde falando sobre “A saúde do trabalhador na enfermagem”. As enfermeiras Simone dos Santos Schissi e Jaqueline da Silva Scharmitzel seguem nesta linha e falam sobre “Saúde do trabalhador: quais os cuidados e os serviços desenvolvidos pelo Cerest no município de Joinville?”.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é uma unidade da Secretaria da Saúde de Joinville responsável por oferecer subsídio técnico à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores.

Na parte cultural, a programação da Semana de Enfermagem contará com a participação da Escola Internacional de Ballet Germana Saraiva.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE