Semana do Meio Ambiente: confira as atividades especiais dos câmpus e Reitoria

EVENTOS Data de Publicação: 01 jun 2023 19:02 Data de Atualização: 05 jun 2023 13:15

Uma live transmitida pelo canal do IFSC no YouTube irá marcar, na próxima segunda-feira (5 de junho), às 14h, o lançamento da nova fase do Programa IFSC Sustentável, que visa promover ações que tenham a sustentabilidade como valor de gestão. No dia,é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e marca também a Semana do Meio Ambiente.

O evento será conduzido pelos professores Érico de Ávila Madruga e Felipe Cintra Nunes Braga, que presidiram a comissão do IFSC Sustentável na Reitoria, além do primeiro coordenador do programa, professor Vinicius de Luca Filho. Eles vão falar da construção da nova fase do programa, objetivos, ações a serem implementadas e perspectivas para os próximos anos. Também vai participar da live o professor Juliano da Cunha Gomes, coordenador do curso superior de tecnologia em Meio Ambiente do Câmpus Garopaba.

Atividades nos câmpus

Os câmpus do IFSC também irão realizar atividades especiais em alusão à Semana do Meio Ambiente.

No Câmpus Florianópolis, as atividades vão abordar o tema #combataapoluiçãoplástica e envolver filmes, feiras, oficinas, palestras, exposição fotográfica e distribuição de mudas e biofertilizantes. Além disso, será implantado no câmpus um ponto de entrega voluntária de tampinhas de plástico, material que será doado à organização não-governamental Ecopet – que reverte os recursos provenientes da venda das tampinhas para ações em prol dos animais, com foco na castração.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Florianópolis

O Câmpus Florianópolis-Continente terá atividades entre segunda e quarta-feira. Haverá troca e doação de sementes e mudas de espécies nativas, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), temperos, ervas medicinais, objetos, roupas e serviços, no hall de entrada do câmpus. Além disso, estão programadas oficina sobre compostagem e mesa-redonda sobre o papel da gastronomia na soberania/segurança alimentar e nutricional.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Florianópolis-Continente

No Câmpus Garopaba serão realizadas atividades variadas, como palestras, oficinas, sessões de cinema, trilha, visita técnica, exposição fotográfica, teatro, entre outros. Há opções para estudantes e para a comunidade externa. Estudantes devem fazer inscrição para as atividades que terão lista de presença, especialmente para as turmas que tiverem aula no horário.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Garopaba

O tema da poluição plástica também vai nortear as atividades do Câmpus Itajaí. Na programação do evento, há bazar, palestras, exposição de trabalhos e sarau. As atividades são abertas ao público.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Itajaí

O Câmpus Gaspar irá promover uma série de ações ao longo de todo o mês, no evento "Junho Verde", em parceria com a prefeitura do município. Além de marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, a programação também integra a Semana da Química do câmpus. Na programação, há mesas-redondas, palestras, oficinas e exposições. As atividades são abertas ao público.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Gaspar

O reaproveitamento de tampinhas plásticas estará no foco da programação organizada pelo Câmpus Caçador. As atividades serão realizadas no dia 7 de junho e vão envolver palestra sobre o contexto histórico-cultural da região do Contestado. Os estudantes do curso técnico integrado em Plástico vão conduzir atividades com a temática do reaproveitamento de tampinhas. Também haverá apresentação de fotografias e palestra sobre a araucária.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Caçador

Em Jaraguá do Sul, os câmpus Centro e Rau terão atividades ao longo da semana. No Centro, a programação integra o evento “Dia do Meio Ambiente: Caminhos da sustentabilidade no século XXI”, que vai envolver mesas-redondas e oficinas ao longo do dia 5 de junho. No câmpus Jaraguá do Sul-Rau, as atividades serão desenvolvidas entre 5 e 7 de junho, envolvendo oficina de ecobag, palestra sobre poluição plástica, visita guiada à eco trilha e distribuição de mudas de árvores.

Em Joinville, as atividades organizadas pelo câmpus do IFSC terão início no sábado, 3 de junho, quando servidores, estudantes, familiares e comunidade externa são convidados a participar da subida ao mirante de Joinville, a partir das 8h30, no Morro da Boa Vista. O evento é organizado pelo projeto IFSC com Saúde, do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, e pela Comissão de Sustentabilidade do câmpus, em parceria com os demais cursos – como o de Enfermagem, que estará presente com uma tenda para aferição de pressão arterial e glicemia e orientações preventivas. A programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, terá prosseguimento ao longo da semana, com palestras, oficinas e sessão de cinema.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Joinville

No Câmpus Criciúma, o curso técnico em Meio Ambiente realizará uma série de atividades envolvendo as turmas do curso e também estudantes de escolas da região. A partir de terça (6), serão realizadas visitas de escolas à Trilha Ecológica existente no Câmpus, além de uma exposição no hall de entrada, plantio de árvores no pátio e atividades no Canto da Horta voltadas a estudantes do IFSC.

Leia mais sobre a programação do Câmpus Criciúma

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 2023 comemora-se o 50º aniversário deste marco da agenda ambiental, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo, em 1972. Trata-se de um grande evento global de sensibilização ambiental, no qual governos, empresas, organizações não governamentais, grupos comunitários, mídias e pessoas unem-se de forma a melhorar a relação da sociedade com o meio ambiente, compreender seu valor e colocá-lo no centro das decisões.

O tema deste ano é "Combata a poluição plástica". Saiba mais no site da ONU.

EVENTOS