Semana do Meio Ambiente volta ao presencial com destaque à participação dos estudantes

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 10 jun 2022 16:06 Data de Atualização: 10 jun 2022 16:51

O primeiro grande evento presencial realizado no Câmpus Garopaba após a retomada das atividades presenciais, a Semana do Meio Ambiente, realizada de 6 a 9 de junho, contou com a participação expressiva dos estudantes, tanto para acompanhar as atividades quanto na organização geral e apresentação de projetos.

O articulador da Semana, o professor Juliano da Cunha Gomes, conta que o Centro Multiuso do câmpus, com capacidade para 150 pessoas, ficou lotado em quase todos os dias. O professor acrescenta que a Semana do Meio Ambiente é um evento tradicional o câmpus, que agora está sendo retomada de forma presencial.

Entre as atividades mais importantes, um dos destaques foi o debate realizado no último dia sobre políticas públicas para a compostagem, com a participação do vereador de Florianópolis Marcos José Abreu (Marquito), autor da Lei da Compostagem de Florianópolis, a primeira do Brasil no gênero. Também esteve presente o prefeito de Imbituba Rosenvaldo da Silva Júnior acompanhado de um vereador, e um engenheiro civil da prefeitura de Garopaba. O objetivo foi apresentar a lei de Florianópolis e sensibilizar o poder público dos municípios da região para implantar projeto semelhante. Para o professor Juliano, foi um momento importante de aproximação do câmpus com as iniciativas públicas e da sociedade civil.

Um projeto importante e que ganhou destaque na semana foi o funcionamento do Reator Biológico do Câmpus Garopaba, desenvolvido a partir do trabalho de conclusão de curso do estudante do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, André Candian. O reator biológico é capaz de transformar resíduos orgânicos em adubo em um período entre 12h e 24h, o que em um processo de compostagem tradicional pode levar até três meses. A próxima etapa, relata o professor Juliano, será o envio do composto produzido para análise, que vai verificar se o produto tem os componentes e qualidades necessárias para ser distribuído.

Temática abrange todos os cursos

O professor Juliano destaca a participação ativa dos estudantes em todo o evento: os estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental foram os responsáveis pela organização das atividades, cartazes e arranjo físico. Já os alunos dos demais cursos realizaram apresentação de trabalhos e projetos nos mais variados temas. “Conseguimos abranger o máximo de temas relacionados aos nossos cursos, Informática, Administração e Gestão Ambiental, dentro do tema geral que foi ‘Uma só Terra’”, explica.

Entre as demais atrações da Semana estiveram a palestra sobre Farmácia Viva Itinerante, o debate sobre Empreendedorismo Sustentável, palestra sobre Energias Renováveis com apresentação do carro elétrico, Meteorologia, Sensoriamento Remoto, entre outros assuntos.

Os projetos apresentados por alunos e professores também foram diversificados, como descarte de lixo eletrônico; mapeamento do descarte de pilhas e baterias no município de Garopaba; Jogo do Patrimônio; oficina de consumo consciente, com a elaboração de puffs de garrafas pet; oficina para elaboração de xampu e condicionador sólidos; distribuição de sementes de buchas vegetais; produção de artesanato com resíduo tratado da bituca de cigarro; exposição de obras do artista plástico Fábio Scheler; exposição fotográfica dos alunos do câmpus; intervenções artísticas do Núcleo de Cultura e Arte (NuCa) e a exposição “Bichos de artistas e seus diálogos interessantíssimos”. A semana foi encerrada com a exibição de produções da Mostra Internacional de Cinema Ambiental.

CÂMPUS GAROPABA EVENTOS NEWS